Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


nacional

Sindicatos afectos à CGTP têm 727 mil trabalhadores

por

MANUEL ESTEVES  

A maior central sindical do País representa 727 mil trabalhadores, o que corresponde a 18% do universo de trabalhadores por conta de outrem. Segundo os dados apurados esta semana pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), o número de sócios dos "seus" sindicatos registou um decréscimo de 4,3% apesar do conjunto dos trabalhadores por conta de outrem ter crescido 3,2%.

Dos 727 mil trabalhadores, 653 mil são sócios de sindicatos filiados. Dos restantes, 46 mil estão inscritos em sindicatos não filiados mas que colaboram com a central sindical e 38 mil em sindicatos "observadores".

Em termos de novas inscrições, os resultados também são negativos. Durante o último mandato, que decorreu entre 2004 e Fevereiro de 2008, inscreveram-se nos sindicatos afectos à CGTP 168,2 mil pessoas, ou seja menos 24% do que no quadriénio anterior (222,6 mil). Dos novos sindicalizados, 51,2% são mulheres e 26,5% têm menos de 30 anos. Os sindicatos da administração pública (29,7 mil); do comércio, escritórios e serviços (27,7 mil) e dos sectores metalúrgicos, químicos e eléctricos (21,3 mil) foram os que mais sócios "recolheram".

É a própria CGTP que reconhece os maus resultados ao admitir, no seu relatório de actividades, aprovado no XI Congresso realizado no fim -de-semana passado, que "as metas definidas no X Congresso não foram atingidas". Este insucesso é atribuído à "crescente precariedade e desregulamentação laboral", à "destruição do aparelho produtivo com encerramento e deslocalização de muitas e significativas empresas" e ao "encerramento e desmantelamento de serviços públicos".

Mas o relatório de actividades assinala também alguns desafios superados. É o caso da "evolução muito positiva na eleição e reeleição de delegados sindicais, tendo sido ultrapassados os objectivos definidos" ao atingir-se o número de 14 720 de novos mandatos, o que evidencia uma significativa renovação da organização de base dos sindicatos que actualmente é de cerca de 18 mil delegados". |


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper