Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


nacional

Sindicatos afectos à CGTP têm 727 mil trabalhadores

por

MANUEL ESTEVES  

A maior central sindical do País representa 727 mil trabalhadores, o que corresponde a 18% do universo de trabalhadores por conta de outrem. Segundo os dados apurados esta semana pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), o número de sócios dos "seus" sindicatos registou um decréscimo de 4,3% apesar do conjunto dos trabalhadores por conta de outrem ter crescido 3,2%.

Dos 727 mil trabalhadores, 653 mil são sócios de sindicatos filiados. Dos restantes, 46 mil estão inscritos em sindicatos não filiados mas que colaboram com a central sindical e 38 mil em sindicatos "observadores".

Em termos de novas inscrições, os resultados também são negativos. Durante o último mandato, que decorreu entre 2004 e Fevereiro de 2008, inscreveram-se nos sindicatos afectos à CGTP 168,2 mil pessoas, ou seja menos 24% do que no quadriénio anterior (222,6 mil). Dos novos sindicalizados, 51,2% são mulheres e 26,5% têm menos de 30 anos. Os sindicatos da administração pública (29,7 mil); do comércio, escritórios e serviços (27,7 mil) e dos sectores metalúrgicos, químicos e eléctricos (21,3 mil) foram os que mais sócios "recolheram".

É a própria CGTP que reconhece os maus resultados ao admitir, no seu relatório de actividades, aprovado no XI Congresso realizado no fim -de-semana passado, que "as metas definidas no X Congresso não foram atingidas". Este insucesso é atribuído à "crescente precariedade e desregulamentação laboral", à "destruição do aparelho produtivo com encerramento e deslocalização de muitas e significativas empresas" e ao "encerramento e desmantelamento de serviços públicos".

Mas o relatório de actividades assinala também alguns desafios superados. É o caso da "evolução muito positiva na eleição e reeleição de delegados sindicais, tendo sido ultrapassados os objectivos definidos" ao atingir-se o número de 14 720 de novos mandatos, o que evidencia uma significativa renovação da organização de base dos sindicatos que actualmente é de cerca de 18 mil delegados". |


Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Aumento de capital é suficiente para resolver crise no BES?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper