Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


dngente

A MULHER DOS MIL CONCERTOS ABRE ÁLBUM DA MEMÓRIA

por

ALFREDO MENDES (Texto)

HERNÂNI PEREIRA (Foto)  

A delicadeza das jarras de camélias sobre os dois pianos Bechstein são a clave de sol de uma tarde de notáveis evocações que Madalena Sá e Costa toca, fascinada, como num regresso à sonoridade dos palcos.

É o melodioso aroma que emana desta sala que enleva a grande senhora, a deixa discretamente arrebatada, ou não personificasse uma vida de virtuosismo musical, uma prodigiosa trajectória que, amanhã, na Casa da Música, Porto, pelas 19 horas, Madalena Sá e Costa apresenta no seu livro Memórias e Recordações.

Cada retrato, cada pintura, cada desenho, cada partitura que enche de alma a sala no Largo da Paz, Porto, onde vive há 90 anos, parece resgatar ao tempo o ecoar dos aplausos, a solenidade das recepções, a minúcia dos estágios, a sedução pelo ensino, o pormenor nas gravações. Discípula dos consagrados Guilhermina Suggia e Pablo Casals, a violoncelista fala dos seus antepassados, do avô Bernardo Valentim Moreira de Sá, fundador do Orpheon Portuense, 1881.

Violinista, regente, musicógrafo e pedagogo, assim dele falou Fernando Lopes Graça. Descendente de poetas como Sá de Miranda e Francisco Sá de Menezes, o avô encantaria plateias, inclusive, aos nove anos no seu primeiro concerto no Teatro de S. João, Porto. Estudou em Berlim com o destacado violinista Joseph Joachim e, mais tarde, incluiria um quarteto em que figurava... Guilhermina Suggia!

Fundador da Associação Musical de Concertos Populares, da Grande Orquestra e do Conservatório de Música do Porto, o avô de Helena e Madalena Sá e Costa actuaria além-fronteiras com Viana da Motta e Pablo Casals. Lembra Madalena um famoso violino Guadagnini que o avô possuía. "Fez as minhas delícias, quando eu o tocava em posição de violoncelo; a partir dessa altura decidi estudar o violoncelo." Na ambiência artística onde a casa se povoava de intérpretes e compositores de nomeada, as meninas cresceram sob a batuta da música - a sagração do respirar.


Ler Artigo Completo(Pág.1/4) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Pensa que os militares têm razão nas reivindicações que fazem ao Governo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias