Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


internacional

O homem que dá vida às ideias de Barack Obama

por

HELENA TECEDEIRO  

Jon Favreau ouve o senador e só depois escreve os discursos

"Pode fazer-se campanha em poesia, mas governa-se em prosa", afirmou Hillary Clinton antes da superterça-feira. A frase da senadora era um ataque directo a Barack Obama, o seu adversário nas primárias democratas para as presidenciais americanas. Mas pode ser vista como um elogio a Jon Favreau. Aos 26 anos, o homem que escreve os discursos do senador do Ilinóis tornou-se praticamente numa estrela. Afinal todos querem saber quem escreve aqueles textos que inflamam multidões e têm ajudado Obama a manter-se na corrida à nomeação democrata para a Casa Branca.

Com as calças de ganga e uma T-shirt como uniforme, Favreau - não confundir com o actor do filme Swingers com o mesmo nome - garantiusó ter a certeza que o discurso que escreveu para a vitória de Obama no Iowa ia resultar quando o senador o começou a ler. "Olhei para a equipa de campanha e estavam todos a sorrir. Aí pensei: "Isto vai correr bem", disse Favreau ao New York Times.

Favs, como é conhecido o speechwriter, é o líder de uma equipa muito jovem que trabalha nos discursos de Obama. Adam Frankel, antigo assistente do mítico Ted Sorensen, que escrevia os discursos do ex-presidente John F. Kennedy, tem também 26 anos. Com 30 anos, Ben Rhodes, que trabalhou com Lee Hamilton na elaboração do relatório do Grupo de Estudo sobre o Iraque, é o veterano do grupo.

Trabalhar com alguém como Obama - autor de dois livros e dono de uma oratória muito própria - nem sempre é fácil. Mas Favreau garante ter encontrado o método certo. "Sentamo-nos juntos durante meia hora", explicou o speechwriter à revista Newsweek. "Ele fala e eu tomo apontamentos de tudo o que ele diz. Dou-lhe forma. Ele lê e faz as alterações que quer. É assim que obtemos o produto final", disse.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 

Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Epaper
Feira do Livro


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

Ajustamento do plano de ajuda financeira a Portugal é inevitável?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias