Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


artes

Leya, um novo império editorial de mil livros e 90 milhões de euros

 

"Tecnicamente somos o maior grupo, agora temos de ser o melhor." Foi assim que Isaías Gomes Teixeira, administrador-delegado do Leya, apresentou ontem no Centro de Congressos do Estoril o novo grupo editorial de Miguel Pais do Amaral, que em 2008 projecta editar mil novos títulos, facturar 90 milhões de euros, e criar o maior prémio literário anual para um romance inédito em língua portuguesa: cem mil euros.

Num "encontro informal" com os jornalistas, "crescer" foi o verbo mais usado pelo responsável do grupo, que quer "promover e fazer chegar a todo o lado o livro". Isaías Gomes Teixeira sublinhou que o novo grupo "não nasceu ao acaso", mas "houve uma estratégia na compra das diferentes editoras que o integram".

Uma das apostas é a dos livros escolares. "Porque é na escola que se adquirem os hábitos de leitura." O responsável reconheceu "algumas dificuldades nas compras", mas salientou a importância de editoras como a D. Quixote, que "se integrará [no grupo] em pleno em Março". Outra editora qualificada como "fundamental" foi a Caminho. "Todas as empresas adquiridas têm mais-valia, daí terem sido adquiridas por um valor superior ao contabilístico", frisou Isaías Gomes Teixeira.

Na apresentação do novo grupo ficou a garantia e que cada editora manterá a sua chancela, antecedida pelo nome do grupo, sendo "uma hipótese a pensar" a edição em nome próprio. "Cada edição passará a ostentar Leya-Gailivro ou Leya-Caminho, e estamos a ponderar a hipótese de o grupo editar ele próprio apenas com a marca Leya", explicou.

Quanto à restruturação nas diferentes empresas, tendo em conta a integração no grupo, Gomes Teixeira afirmou que "está praticamente concluída". "Quem saiu, saiu sem dramas e de forma rápida". Agora "há que solidificar e crescer, fazer a plena integração no grupo, criar uma cultura comum de empresa."


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper