Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


artes

Leya, um novo império editorial de mil livros e 90 milhões de euros

 

"Tecnicamente somos o maior grupo, agora temos de ser o melhor." Foi assim que Isaías Gomes Teixeira, administrador-delegado do Leya, apresentou ontem no Centro de Congressos do Estoril o novo grupo editorial de Miguel Pais do Amaral, que em 2008 projecta editar mil novos títulos, facturar 90 milhões de euros, e criar o maior prémio literário anual para um romance inédito em língua portuguesa: cem mil euros.

Num "encontro informal" com os jornalistas, "crescer" foi o verbo mais usado pelo responsável do grupo, que quer "promover e fazer chegar a todo o lado o livro". Isaías Gomes Teixeira sublinhou que o novo grupo "não nasceu ao acaso", mas "houve uma estratégia na compra das diferentes editoras que o integram".

Uma das apostas é a dos livros escolares. "Porque é na escola que se adquirem os hábitos de leitura." O responsável reconheceu "algumas dificuldades nas compras", mas salientou a importância de editoras como a D. Quixote, que "se integrará [no grupo] em pleno em Março". Outra editora qualificada como "fundamental" foi a Caminho. "Todas as empresas adquiridas têm mais-valia, daí terem sido adquiridas por um valor superior ao contabilístico", frisou Isaías Gomes Teixeira.

Na apresentação do novo grupo ficou a garantia e que cada editora manterá a sua chancela, antecedida pelo nome do grupo, sendo "uma hipótese a pensar" a edição em nome próprio. "Cada edição passará a ostentar Leya-Gailivro ou Leya-Caminho, e estamos a ponderar a hipótese de o grupo editar ele próprio apenas com a marca Leya", explicou.

Quanto à restruturação nas diferentes empresas, tendo em conta a integração no grupo, Gomes Teixeira afirmou que "está praticamente concluída". "Quem saiu, saiu sem dramas e de forma rápida". Agora "há que solidificar e crescer, fazer a plena integração no grupo, criar uma cultura comum de empresa."


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
0Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 



PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS
btn Banco Popular - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

PSD deve apoiar candidatura de Rui Rio se este avançar para Belém?

PSD deve apoiar candidatura de Rui Rio se este avançar para Belém?
Sim, é o seu melhor candidato
Sim, mas só se Marcelo Rebelo de Sousa não avançar
Sim, mas só se Santana Lopes não avançar
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper