Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Moçambique

Duas valas comuns descobertas em Nampula

por Lusa  

Duas valas comuns foram descobertas nos distritos de Nampula-Rapele e Nacâroa, em Nampula, no norte de Moçambique, denunciou hoje a Direção dos Combatentes da Luta de Libertação moçambicana.

As valas foram achadas no decurso de um trabalho de identificação de locais históricos de Moçambique no período anterior e posterior à independência, um projeto desenvolvido pela Direção Provincial da Luta de Libertação Nacional em Nampula, em parceria com investigadores moçambicanos.

Em declarações à Lusa, Amade Saíde, da Direção dos Combatentes da Luta de Libertação moçambicana, disse que uma equipa de investigadores e está apoiar a sua instituição a fazer inventariação de locais históricos de Moçambique.

Anteriormente, Amade Saíde disse ao jornal A Verdade, editado em Maputo, que "na localidade de Namaita as mortes foram causadas por um incêndio de um autocarro que fazia o transporte de passageiros na rota entre Nampula e Zambézia, vice-versa. O mesmo veículo teria sido alvo de uma emboscada, facto que resultou na morte de todos os ocupantes".

O projeto da Direção dos Combatentes da Luta de Libertação, que visa preservar os locais históricos, prevê também construir 100 campas e monumentos para as vítimas do conflito armado desencadeado pelo então governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), de 1976 até 1992.

"Este ano vamos construir outras 40 campas na aldeia dos combatentes da Luta de Libertação Nacional de Muripa, distrito de Ribáuè, e um monumento em memória deste grupo", disse Saíde.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3332Visualizações
1 Impressão
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper