Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


África do Sul

Visita de Malema coloca bases militares em alerta máximo

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral  

O anúncio de uma visita, durante o dia de hoje, do ex-líder da Juventude do ANC, Julius Malema, a uma base militar no sul de Joanesburgo levou o governo a colocar todas as bases do país em alerta máximo, noticia o jornal 'Times'.

O diário refere que a decisão de colocar todas as bases em estado de alerta máximo - a primeira vez que tal acontece desde o fim do "apartheid" em 1994 - foi tomada na noite de terça-feira durante uma reunião da ministra da Defesa com as chefias militares e os serviços secretos, que concluiu que Julius Malema, conhecido pelas suas políticas populistas e anti-governamentais, poderá desestabilizar o aparelho militar.

Um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa, assinado pela ministra Nosiviwe Mapisa-Ngakula, alerta para "os perigos de indivíduos jogarem futebol político com a instituição (militar)" e avisa que qualquer tentativa de desestabilizar as forças armadas será encarada como "contra-revolucionária ao mais alto nível".

O polémico ex-dirigente do ANC tem visitado várias minas de ouro e platina do país incitando os mineiros sul-africanos a entrarem em greve, pelo menos durante cinco dias por mês, até que as entidades patronais aceitem pagar a todos eles um salário de 12.500 rands (1.120 euros) mensais. A ameaça de Malema de "tornar o setor mineiro ingovernável" preocupa particularmente o Governo, que teme que as suas intenções ao reunir-se com soldados da base de Lenasia, no dia de hoje, sejam idênticas.

A ministra afirma ter endereçado aos comandantes militares " diretivas especiais para lidar com a situação" e ameaça com a abertura de processos disciplinares contra quaisquer membros das forças armadas que se reúnam com Julius Malema.

No passado recente têm-se verificado alguns conflitos no seio das forças armadas, na sua maioria relacionados com reivindicações salariais e a proibição de sindicatos entre as forças de defesa.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1092Visualizações
1 Impressão
1 Comentário
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper