Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


África do Sul

Visita de Malema coloca bases militares em alerta máximo

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral  

O anúncio de uma visita, durante o dia de hoje, do ex-líder da Juventude do ANC, Julius Malema, a uma base militar no sul de Joanesburgo levou o governo a colocar todas as bases do país em alerta máximo, noticia o jornal 'Times'.

O diário refere que a decisão de colocar todas as bases em estado de alerta máximo - a primeira vez que tal acontece desde o fim do "apartheid" em 1994 - foi tomada na noite de terça-feira durante uma reunião da ministra da Defesa com as chefias militares e os serviços secretos, que concluiu que Julius Malema, conhecido pelas suas políticas populistas e anti-governamentais, poderá desestabilizar o aparelho militar.

Um comunicado emitido pelo Ministério da Defesa, assinado pela ministra Nosiviwe Mapisa-Ngakula, alerta para "os perigos de indivíduos jogarem futebol político com a instituição (militar)" e avisa que qualquer tentativa de desestabilizar as forças armadas será encarada como "contra-revolucionária ao mais alto nível".

O polémico ex-dirigente do ANC tem visitado várias minas de ouro e platina do país incitando os mineiros sul-africanos a entrarem em greve, pelo menos durante cinco dias por mês, até que as entidades patronais aceitem pagar a todos eles um salário de 12.500 rands (1.120 euros) mensais. A ameaça de Malema de "tornar o setor mineiro ingovernável" preocupa particularmente o Governo, que teme que as suas intenções ao reunir-se com soldados da base de Lenasia, no dia de hoje, sejam idênticas.

A ministra afirma ter endereçado aos comandantes militares " diretivas especiais para lidar com a situação" e ameaça com a abertura de processos disciplinares contra quaisquer membros das forças armadas que se reúnam com Julius Malema.

No passado recente têm-se verificado alguns conflitos no seio das forças armadas, na sua maioria relacionados com reivindicações salariais e a proibição de sindicatos entre as forças de defesa.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1102Visualizações
1 Impressão
1 Comentário
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper