Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Quénia

32 mortos em confrontos entre comunidades rivais

por Lusa  

Pelo menos 32 pessoas morreram hoje num ataque por 300 membros de uma comunidade rival num distrito do sudeste do Quénia, onde em agosto ocorreu um dos piores massacres étnicos dos últimos anos no país, anunciou fonte da Cruz Vermelha.

"Temos a confirmação de que 32 pessoas foram mortas", declarou o secretário-geral da Cruz Vermelha queniana, Abbas Gullet. "Os corpos não foram retirados".

Caleb Kilande, socorrista da Cruz Vermelha no distrito de Tana River, disse por seu lado à AFP ter contado pelo menos 32 pessoas mortas, entre as quais sete polícias.

"Entre os mortos há cinco mulheres, oito crianças, 12 homens", além dos sete polícias, acrescentou, adiantando que a tensão continua forte, mas os confrontos já acabaram.

O distrito de Tana River é palco de violência recorrente entre comunidades rivais orma - essencialmente criadores nómadas - e pokomo - sobretudo agricultores sedentários. Segundo um polícia, que falava sob anonimato, o ataque de segunda-feira foi provocado por uma comunidade pokomo contra uma aldeia orma.

Em agosto, 52 aldeões orma foram mortos por cidadãos pokomo que atacaram diversas localidades na zona de Tarassa (distrito de Tana River). Uma pessoa foi morta a 1 de setembro e pelo menos 12 outras uma semana mais tarde, em novos ataques considerados pela polícia como represálias. Nem a polícia, nem a Cruz Vermelha adiantaram ainda quem atacou quem.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
926Visualizações
0Impressões
0Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper