Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


África do Sul

Ministro quer explicação sobre processo contra mineiros

por Lusa, publicado por Ana Meireles  

Os confrontos entre mineiros e polícia deram-se no dia 16.
Os confrontos entre mineiros e polícia deram-se no dia 16. Fotografia © Reuters/Siphiwe Sibeko

O ministro da Justiça sul-africano, Jeff Radebe, pediu explicações à Procuradoria-Geral da República sobre o processo-crime aberto contra 270 mineiros, agora acusados da autoria de 34 homicídios dos seus companheiros da mina de Marikana.

"Requeri ao diretor nacional da PGR, Nomgcobo Jiba, que me enviasse um relatório no qual explique a racionalidade de tal decisão", esclareceu em comunicado o ministro Radebe.

O titular da pasta da Justiça adiantou que tem o direito ser informado sobre todos os casos entregues à Procuradoria-Geral, ao abrigo do artigo 179 da Constituição

"Não restam dúvidas de que a decisão da PGR (de acusar os 270 mineiros de homicídio) criou um sentimento de choque, pânico e confusão entre os membros da comunidade e entre o público sul-africano em geral. Incumbe-me por isso pedir esclarecimentos sobre as bases em que assenta a decisão tomada", esclarece o comunicado do ministro da Justiça.

No passado dia 16, 34 mineiros foram mortos e pelo menos 78 ficaram feridos numa colina próxima da mina de platina da Lonmin, em Marikana, no noroeste da África do Sul, quando a polícia abriu fogo com armas automáticas e utilizando munições reais.

Mais de duas centenas e meia de mineiros seriam posteriormente detidos. Inicialmente as autoridades afirmaram que pretendiam acusá-los de violência pública e furto, mas na quinta-feira a Procuradoria-Geral da República viria a anunciar que 270 mineiros, todos eles detidos ou a recuperar de ferimentos nos hospitais, serão constituídos arguidos pela morte dos seus 34 colegas.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1326Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O terceiro empate em quatro jornadas é sinal de crise no Sporting?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper