Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Roménia

Primeiro-ministro considera "ilegal" decisão do Tribunal Constitucional sobre referendo

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão  

O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, considerou hoje "ilegal" a decisão do Tribunal Constitucional (TC) que confirma o regresso do seu rival de centro-direita Traian Basescu à chefia do Estado.

"A decisão do Tribunal é ilegal, injusta e política", afirmou o primeiro-ministro social-democrata durante uma conferência de imprensa na sede do Governo. Ponta disse que a decisão é "contrária às regras democráticas", mas disse que respeitaria o veredicto dos juízes constitucionais.

Por uma maioria de seis dos nove juízes, o Tribunal decidiu hoje que o referendo sobre a destituição de Traian Basescu organizado em 29 de julho não pode ser validado devido a uma taxa de participação inferior ao mínimo exigido de 50 por cento mais um dos eleitores inscritos.

A decisão confirma os resultados oficiais anunciados no final de julho, com 87 por cento dos votantes a pronunciarem-se pela destituição de Basescu, mas com uma taxa de participação de 46,24 por cento.

Ponta, que lidera a coligação União social-liberal (USL), anunciou que continuaria a "defender os romenos" contra o que designou de "regime opressivo incarnado por Basescu" e prometeu uma ampla reforma constitucional destinada a rever o poder das instituições, incluindo o TC, "para que a Roménia não fique à mercê de uma única pessoa".

O primeiro-ministro reconheceu que a crise política suscitada pelo processo de destituição "afetou a Roménia e vai deixar uma marca profunda na sociedade". Ponta deverá agora ser forçado a coabitar com Basescu, já definido como um Presidente "ilegítimo" mas que possui mandato até 2014.


Patrocínio
 
1056Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 


PUB

NOTÍCIAS Mais VISTAS

Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Btn EdMultimedia - Geral



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Agora que Pedro Santana Lopes se afastou da corrida, quem pensa que seria melhor candidato presidencial da direita?

Marcelo Rebelo de Sousa
Rui Rio
Deveriam ambos candidatar-se
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper