por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão
O primeiro-ministro romeno, Victor Ponta, considerou hoje "ilegal" a decisão do Tribunal Constitucional (TC) que confirma o regresso do seu rival de centro-direita Traian Basescu à chefia do Estado.
"A decisão do Tribunal é ilegal, injusta e política", afirmou o primeiro-ministro social-democrata durante uma conferência de imprensa na sede do Governo. Ponta disse que a decisão é "contrária às regras democráticas", mas disse que respeitaria o veredicto dos juízes constitucionais.
Por uma maioria de seis dos nove juízes, o Tribunal decidiu hoje que o referendo sobre a destituição de Traian Basescu organizado em 29 de julho não pode ser validado devido a uma taxa de participação inferior ao mínimo exigido de 50 por cento mais um dos eleitores inscritos.
A decisão confirma os resultados oficiais anunciados no final de julho, com 87 por cento dos votantes a pronunciarem-se pela destituição de Basescu, mas com uma taxa de participação de 46,24 por cento.
Ponta, que lidera a coligação União social-liberal (USL), anunciou que continuaria a "defender os romenos" contra o que designou de "regime opressivo incarnado por Basescu" e prometeu uma ampla reforma constitucional destinada a rever o poder das instituições, incluindo o TC, "para que a Roménia não fique à mercê de uma única pessoa".
O primeiro-ministro reconheceu que a crise política suscitada pelo processo de destituição "afetou a Roménia e vai deixar uma marca profunda na sociedade". Ponta deverá agora ser forçado a coabitar com Basescu, já definido como um Presidente "ilegítimo" mas que possui mandato até 2014.
TC invalida referendo sobre destituição do Presidente
Clarinha
Sai um boshintang para o nosso ...
há 277 dias, 9 horas e 30 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Polícia francesa apreende aspirinas falsificadas
Rebeldes maoístas matam pelo menos 17 pessoas
Barcelona confirma contratação de Neymar
Mota Soares diz-se convicto de que TSU não será aplicada
Jogador que assumiu ser homossexual nos LA Galaxy
O mar no teatro atrai pessoas de todo o mundo
Angelina Jolie retratada em pintura após dupla mastectomia
MI5 tentou recrutar suspeito do ataque a soldado
Bayern Munique vence a Liga dos Campeões
Eva Longoria termina curso superior aos 38 anos
Mais de 150 homens combatem fogo
Dominique Strauss-Kahn desfila em Cannes
Pinto da Costa: "Vendemos uma maçã podre por 25 milhões"
CGTP convoca para quinta-feira jornada de luta
Moita Flores compara Portas a Paulo Futre
Arménio prevê "muitos milhares" na manif em Lisboa
Renegociar défice de 4 para 4,5% "pode não ser suficiente"
"Mau negócio", diz Bruno de Carvalho sobre Moutinho
Bayern de Munique é justo vencedor da Liga dos Campeões?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN