por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
O MPLA, partido no poder em Angola desde 1975, promete criar um programa de rendimento mínimo, retirar o país do fim da lista no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e realizar um relatório anual sobre direitos humanos.
Para as eleições gerais de 31 de agosto, no seu programa de governo, intitulado "Angola a crescer mais e a distribuir melhor", o Movimento popular de Libertação de Angola (MPLA) aponta como "principal prioridade" o aumento da qualidade de vida dos angolanos, "de Cabinda ao Cunene", através de uma melhor distribuição da riqueza nacional.
E quantifica esse objetivo: "O MPLA trabalhará para que o IDH de Angola (...) se eleve para o patamar de 0,531, colocando Angola próximo dos países de rendimento médio quanto à qualidade de vida".
O país é o 148.º dos 187 países analisados no relatório de 2011 do IDH, elaborado pela ONU para medir o desenvolvimento dos países, com critérios como a esperança de vida, a educação e o rendimento.
Com um IDH de 0,486, Angola é o sétimo dos países de baixo desenvolvimento humano e está a 0,036 pontos do último país dos de médio desenvolvimento humano.
Segundo o programa de governo do MPLA, o objetivo passa sobretudo por uma melhor repartição da riqueza, já que, "não obstante os progressos obtidos nos últimos anos, em 2008/2009 ainda existiam no país mais de seis milhões de pessoas pobres, o equivalente a 36,6% da população".
"Povo tem que continuar a acreditar no MPLA", diz José Eduardo dos Santos
UNITA propõe salário mínimo de 400 euros
Completamente de acordo.
É muitíssimo bom para Portugal ...
há 299 dias, 22 horas e 1 minuto
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Desporto como fonte de rendimento
Gaspar pede para acelerar fim de contratos a prazo
Manifestantes invadem Congresso brasileiro
Inspeções da ASAE levam 1915 à prisão
Fim de contratos a prazo é para avançar com urgência
Saúde tem "duas faces" em Portugal, a oficial e a real
'Daily Mail' compara Cristiano Ronaldo a Johnny Bravo
Paris Jackson diz que odeia Justin Bieber
Primeiro-ministro demite-se por escândalo de corrupção
Governo garante que 24% dos alunos não fez exame
Médica condenada por homicídio por negligência
Novo exame dia 2 de julho
Alunos invadem salas em escola de Braga
Nogueira elogia professores e culpa ministro
"Não podemos colocar Portugal de joelhos"
Escolas divididas na adesão à greve
Quem agiu pior em todo o processo da greve dos professores em dia de exames nacionais?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN