Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Venezuela

Centro Carter declina convite para as presidenciais

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral  

O Centro Carter declinou na segunda-feira um convite do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para acompanhar as eleições presidenciais de 07 de outubro por entender ser diferente do papel de observação, a que se propôs.

"O conceito de acompanhamento difere do conceito de observação", refere o Centro Carter em comunicado, salientando que "o propósito do acompanhamento é de o de convidar indivíduos estrangeiros estrangeiros para observarem as atividades relativas ao dia da votação, através de uma presença política maioritariamente simbólica".

No entanto, acrescenta a nota, "o propósito da observação é o de convidar as organizações internacionais a avaliarem o processo eleitoral no seu conjunto, de forma sistemática, de modo a dotá-lo de integridade, contribuir para a criação de confiança entre os eleitores e informar a comunidade internacional e os atores locais."

As atribuições e limitações dos observadores eleitorais estão definidas na Declaração de Princípios da Observação Internacional de Eleições, assinada pelo Centro Carter.

"Para as eleições presidenciais de 2012, o CNE decidiu optar pelo acompanhamento internacional em vez da observação", precisa a nota do Centro Carter ao explicar que o convite foi para "uma opção intermédia que incluía o envio de um pequeno grupo de peritos técnicos para participarem em algumas das auditorias pré-eleitorais e na observação da votação no dia da eleição".

O Centro Carter observou ter recebido, "no entanto, esse convite demasiado tarde para avaliá-lo, assim como para organizar a identificação e envio de técnicos e a obtenção do financiamento necessário".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1380Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Campanhas como a dos banhos gelados ajudam realmente as causas que dizem servir?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper