Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Etiópia

Morreu primeiro-ministro etíope Meles Zenawi

por Patrícia Viegas com AFP  

Meles Zenawi no Fórum de Davos em janeiro de 2012
Meles Zenawi no Fórum de Davos em janeiro de 2012 Fotografia © Reuters

Meles Zenawi, primeiro-ministro da Etiópia, peso pesado entre os líderes africanos, morreu na noite passada aos 57 anos de idade. Será substituído interinamente pelo até agora vice-primeiro-ministro etíope Hailemariam Desalegn.

"O primeiro-ministro Meles Zenawi morreu ontem a noite por volta da meia-noite", precisou hoje de manhã o porta-voz do Governo Bereket Simon, adiantando que "ele estava a recuperar bem e subitamente algo se passou e ele foi levado de urgência para os cuidados intensivos e não conseguiram mantê-lo vivo".

Sem explicar de que doença padecia o chefe de Governo da Etiópia, Bereket precisou que Zenawi se encontrava no "estrangeiro". Há muito que não havia notícias do primeiro-ministro etíope, mas fontes diplomáticas, citadas pela AFP, indicaram que ele tinha sido hospitalizado na capital da Bélgica e se encontrava em estado crítico.

Zenawi, de 57 anos, dirigia a Etiópia com mão de ferro depois de ter tomado o poder em 1991 como cabecilha da guerrilha que derrubou o ditador Mengistu Hailé Mariam. Austero, está entre os líderes africanos há décadas no poder, encarnando ele próprio o poder. Apesar das acusações e críticas que lhe eram dirigidas, Zenawi era um aliado dos Estados Unidos na luta contra o extremismo no Corno de África.

Guerra com a Eritreia e intervenções militares na Somália, nomeadamente contra as milícias islamitas Al-Shabab, foram alguns dos acontecimentos que marcaram os seus mandatos.


Patrocínio
 
3380Visualizações
1 Impressão
3Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Qual o melhor presidente para o Brasil?

Dilma Rousseff
Aécio Neves
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper