Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Eleições em Angola

Coligação de Chivukuvuku exige correção de irregularidades

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

A coligação liderada por Abel Chivukuvuku, concorrente às eleições gerais de 31 de agosto em Angola, exigiu hoje em conferência de imprensa em Luanda que a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) "corrija imediatamente as irregularidades" detetadas no processo eleitoral.

Numa declaração política lida no início da conferência de imprensa, Abel Chivukuvuk, dissidente da UNITA e que agora lidera o projeto Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) diz querer acreditar que os membros da CNE, "se forem pessoas honestas e sérias", passarão a organizar o escrutínio segundo o disposto na lei.

Abel Chivukuvuku anunciou ainda que os seus delegados nas assembleias de voto, num total que disse cobrir mais de 90 por cento do total, "têm capacidade, e se necessário, publicitar os resultados eleitorais em 48 horas".

Instado a dizer o que fará, se a CNE continuar sem ir ao encontro das críticas da coligação, corrigindo o que a CASA-CE considera imprescindível para que as eleições sejam "livres, justas e transparentes", Abel Chivukuvuku respondeu: "Não queremos colocar a questão se a CNE não cumprir. As instituições do Estado devem cumprir tudo o que está previsto na lei."

Abel Chivukuvuku destacou as condições que considera "obrigatórias" em relação à CNE: publicação dos cadernos eleitorais, frisando que a lei não permite que as eleições se realizem sem cadernos eleitorais, credenciamento dos fiscais dos partidos, e a garantia que nas mesas de voto estes terão direito a receber as atas síntese dos resultados.

"É preciso que esses pressupostos fundamentais sejam garantidos para que as eleições sejam credíveis", vincou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2627Visualizações
2Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper