Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Ligação ao Mali

Cabo Verde eleva alerta terrorista por causa da Al-Qaida

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

Cabo Verde elevou o nível de segurança nos seus aeroportos e portos após ameaça terrorista dirigida aos países da África Ocidental pela Al-Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI), que apoia o movimento separatista de Azawad (MNLA), no norte do Mali.

A notícia foi avançada pelo semanário cabo-verdiano 'A Nação', que cita uma carta escrita pelo ministro da Defesa do Mali ao seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Tolentino.

O governante cabo-verdiano confirmou, explicando que a ameaça não é dirigida especificamente ao arquipélago, mas a todos os países da região.

A ameaça da AQMI vem na sequência da recente reunião do Comité dos Chefes dos Estados-Maiores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que decidiu enviar uma força de intervenção ao Mali, a partir de 01 de setembro, no sentido da repor a ordem constitucional naquele país.

"Os grupos terroristas ligados ao Mali, sobretudo os que têm que ver com a sublevação no norte do Mali, emitiram uma ameaça generalizada a todos os países da região e não só, designadamente embaixadas dos Estados Unidos, do Reino Unido e da França e Cabo Verde entra nesse rol de países da região contemplados por esta ameaça generalizada", disse o ministro cabo-verdiano.

As duas organizações (AQMI e MNLA) ameaçam com atentados nos aeroportos dos países da CEDEAO, em mais alguns outros Estados africanos como a Somália, Quénia, Chade e Gabão, assim como nas embaixadas dos Estados Unidos de América, da França e do Reino Unido.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
3424Visualizações
3Impressões
2Comentários
7Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Portugal pode ter um cargo de topo na Comissão Europeia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper