por Patrícia Viegas com AFP
Gu Kailai, mulher de Bo Xilai, ex-dirigente comunista caído em desgraça na China, foi hoje condenada a pena de morte suspensa pelo assassínio do britânico Neil Heywood em novembro de 2011 num hotel de Chongqing.
Esta metrópole era na altura liderada por Bo Xilai, dirigente comunista, há muito pressentido para a alta esfera do poder na China. Tudo caiu por terra depois do escândalo da morte do britânico envolvendo a sua mulher.
Gu Kailai, de 53 anos, ouviu hoje o veredicto num tribunal de Hefei. A pena capital com suspensão de dois anos é uma sentença que na China, diz a AFP, é automaticamente comutada para prisão perpétua com um período de segurança de 25 anos se o prisioneiro não cometer um novo crime.
"Respeitaremos a decisão", disse He Zhengsheng, advogado de Heywood, o britânico que durante muitos anos foi próximo da família de Bo Xilai. Durante a audiência, Gu Kailai admitiu culpa no seu envenenamento, em 2011.
Zhang Xiajoun, empregado da família de Bo Xilai, que era acusado de ter ajudado a mulher deste a envenenar o britânico, foi condenado a nove anos de prisão. Quatro polícias chineses foram condenados a penas entre os 5 e os 11 anos de prisão por ter tentado travar uma investigação à morte do britânico.
Mulher de Bo Xilai conhece sentença na segunda-feira
Ex-chefe da polícia de Chongqing julgado para a semana
Mulher de Bo Xilai não contesta acusação de homicídio
Mulher de Bo Xilai é hoje julgada na China
Spartacus
A República Popular da China tem, ...
há 273 dias, 1 hora e 47 minutos
O analfabeto.de nascença
Caído ou não em desgraça fez-se ...
há 273 dias, 2 horas e 37 minutos
Loja dos tlesentos
Pira-te para Portugal, lerpa um ...
há 273 dias, 7 horas e 17 minutos
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Função Pública avança para greve em junho
Turistas gastam em média 283 euros por dia no Porto
Proposto imposto sobre transferências de jogadores
Garcia pereira: PR quer "silenciar discussão sobre saída do euro"
Florentino Pérez dá conferência de imprensa às 19.00 horas
Oceanário procura os bebés do 1.º anúncio
Vencedora da Eurovisão acusada de plágio
Temperaturas vão subir gradualmente a partir de hoje
Portugueses trabalham até 4 de junho para pagar impostos
Messi apresenta o filho aos adeptos do Barça
Parque das Nações constitui zona nobre mas também é alvo de críticas
Ministro não vai permitir que greve prejudique alunos
"Conselho de Estado não devia discutir o além"
Milhares recebem campeões em euforia no Dragão
Pinto da Costa: "Pensavam que íamos ser nós os cabeçudos"
Polícia mata estudante luso-americana durante assalto
O FC Porto é um justo campeão?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN