Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Diz o advogado Baltasar Garzón

Assange está com um espírito "combativo"

por Helena Tecedeiro  

Assange está com um espírito "combativo"
Fotografia © REUTERS/Olivia Harris

O ex-juiz e atual advogado do fundador da WikiLeaks compareceu diante dos jornalistas em frente à embaixada do Equador em Londres para garantir que o seu cliente, que ali se encontra refugiado, deseja tomar medidas para proteger os seus direitos e os da WikiLeaks.

"Julian Assange agradece aos equatorianos e sobretudo ao Presidente Rafael Correa terem-lhe concedido asilo" e "pediu ao seu advogado para apresentar uma ação na justiça para proteger os seus direitos e os da WikiLeaks", acrescentou Baltasar Garzón.

"Insistimos em que foi concedido asilo e iremos defendê-lo. Há uma perseguição. Apoiaremos Assange no seu direito fundamentaol para obter o salvoconduto e poder viajar para o Equador", afirmou Garzón, citado pelo ABC.

Assange tem uma intervenção pública marcada para hoje às 14:00 (13:00 GMT). Esta foi anunciada, esta quinta-feira, através da rede social Twitter, mas persistem dúvidas sobre os moldes em que vai decorrer, uma vez que o australiano arrisca ser detido se sair do apartamento protegido pela embaixada equatoriana, situada num imóvel no bairro luxuoso de Knightsbridge, em Londres.

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico confirmou no mesmo dia à agência AFP que as partes comuns do imóvel não são território diplomático, colocando-se apenas a possibilidade "segura" de falar a partir da varanda ou mesmo de uma janela.

O WikiLeaks tem sido lacónico sobre a logística que estará a ser preparada para a aparição de Assange, tendo o porta-voz Kristinn Hrafnsson indicado à agência AFP que o pouco que sabia não podia divulgar por "razões de segurança".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2163Visualizações
1 Impressão
10Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados
Separados
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper