por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador
O porta-voz da Conferência Episcopal da Igreja Católica de Angola disse à Lusa que a "alternância não é uma coisa que deve dar medo" e que as eleições são um "ato normal" e devem ser encaradas dessa maneira.
"A Igreja sempre se bateu por este ato. Deve ser um ato normal na vida de qualquer povo, na vida de qualquer nação e é por isso que nós damos o nosso apoio, a nossa valorização para que os cidadãos angolanos não vejam nisto um bicho-de-sete-cabeças", disse à Lusa José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).
As eleições gerais de 31 de agosto devem antes ser a expressão da vontade dos angolanos "em se comprometerem na construção de um país", afirmou: "Um país que todos desejamos, que todos nós sonhamos, em que nos sintamos úteis", considerou.
"A alternância não é uma coisa que deve dar medo. É uma coisa que está inerente ao próprio processo e temos que estar nesta predisposição psicológica, humana, emocional, para que a nossa participação seja de facto consciente, responsável e construtiva", acrescentou.
José Manuel Imbamba salientou que as eleições em Angola podem "ajudar grandemente" a educar as pessoas na "tolerância e pluralidade", para se poderem dar "passos decisivos rumo à instauração do estado de Direito e Democrático que se quer no país".
"Estamos a aprender a viver em democracia. Talvez o peso do passado ainda esteja presente, mas este peso de maneira nenhuma pode afetar este percurso histórico que o país está a empreender. É preciso que agora os partidos, os políticos, e cada cidadão, tenham consciência que o processo deve seguir o seu ritmo natural", considerou.
O 'amigo' chinês está para ficar, mas nem todos ganham
Estudantes angolanos no Brasil defendem voto no estrangeiro
Interesses económicos vão continuar a dominar relações com a China
Angola é "uma potência regional em emergência"
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Portugueses tiram 2 ME dos certificados de aforro
Benat Intxausti vence 16.ª etapa do Giro
Condenados a 7 e 13 anos por sequestro e 'carjacking'
Homem detido por suspeitas de rapto com arma de fogo
Adepto insatisfeito atira a dentadura para o relvado
Steven Soderbergh confirma pausa por tempo indeterminado
Conselheiros de Estado discutiram eleições antecipadas
Mais de 90 mortos após tornado no Oklahoma
Selena Gomez beija Bieber em evento
Produtor do Fundão vende folhas de tabaco pela Internet
Brad Pitt diz que deixou as drogas há dez anos
Taylor Swift domina Prémios Billboard 2013
Abreu Amorim admite ter sido "infeliz"
Maioria dos jovens acha normal a violência no namoro
Programa brasileiro investigado por gozar com portugueses
Mário Soares saiu do encontro por motivos de saúde
Euro "cria obrigações à Alemanha" perante Portugal
Leonardo Jardim é uma boa escolha para treinador do Sporting?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN