Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Eleições em Angola

Igreja: "Alternância não é uma coisa que deve dar medo"

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador  

O porta-voz da Conferência Episcopal da Igreja Católica de Angola disse à Lusa que a "alternância não é uma coisa que deve dar medo" e que as eleições são um "ato normal" e devem ser encaradas dessa maneira.

"A Igreja sempre se bateu por este ato. Deve ser um ato normal na vida de qualquer povo, na vida de qualquer nação e é por isso que nós damos o nosso apoio, a nossa valorização para que os cidadãos angolanos não vejam nisto um bicho-de-sete-cabeças", disse à Lusa José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

As eleições gerais de 31 de agosto devem antes ser a expressão da vontade dos angolanos "em se comprometerem na construção de um país", afirmou: "Um país que todos desejamos, que todos nós sonhamos, em que nos sintamos úteis", considerou.

"A alternância não é uma coisa que deve dar medo. É uma coisa que está inerente ao próprio processo e temos que estar nesta predisposição psicológica, humana, emocional, para que a nossa participação seja de facto consciente, responsável e construtiva", acrescentou.

José Manuel Imbamba salientou que as eleições em Angola podem "ajudar grandemente" a educar as pessoas na "tolerância e pluralidade", para se poderem dar "passos decisivos rumo à instauração do estado de Direito e Democrático que se quer no país".

"Estamos a aprender a viver em democracia. Talvez o peso do passado ainda esteja presente, mas este peso de maneira nenhuma pode afetar este percurso histórico que o país está a empreender. É preciso que agora os partidos, os políticos, e cada cidadão, tenham consciência que o processo deve seguir o seu ritmo natural", considerou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
1075Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 


PUB
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
Continente UVA D'OURO 2015 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Que avaliação faz ao combate ao crime em Portugal?

Muito positiva
Positiva
Negativa

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper