Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Eleições em Angola

Igreja: "Alternância não é uma coisa que deve dar medo"

por Agência Lusa, publicado por Susana Salvador  

O porta-voz da Conferência Episcopal da Igreja Católica de Angola disse à Lusa que a "alternância não é uma coisa que deve dar medo" e que as eleições são um "ato normal" e devem ser encaradas dessa maneira.

"A Igreja sempre se bateu por este ato. Deve ser um ato normal na vida de qualquer povo, na vida de qualquer nação e é por isso que nós damos o nosso apoio, a nossa valorização para que os cidadãos angolanos não vejam nisto um bicho-de-sete-cabeças", disse à Lusa José Manuel Imbamba, arcebispo de Saurimo e porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST).

As eleições gerais de 31 de agosto devem antes ser a expressão da vontade dos angolanos "em se comprometerem na construção de um país", afirmou: "Um país que todos desejamos, que todos nós sonhamos, em que nos sintamos úteis", considerou.

"A alternância não é uma coisa que deve dar medo. É uma coisa que está inerente ao próprio processo e temos que estar nesta predisposição psicológica, humana, emocional, para que a nossa participação seja de facto consciente, responsável e construtiva", acrescentou.

José Manuel Imbamba salientou que as eleições em Angola podem "ajudar grandemente" a educar as pessoas na "tolerância e pluralidade", para se poderem dar "passos decisivos rumo à instauração do estado de Direito e Democrático que se quer no país".

"Estamos a aprender a viver em democracia. Talvez o peso do passado ainda esteja presente, mas este peso de maneira nenhuma pode afetar este percurso histórico que o país está a empreender. É preciso que agora os partidos, os políticos, e cada cidadão, tenham consciência que o processo deve seguir o seu ritmo natural", considerou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
1050Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Remodelação) (25-26Nov))



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Detenção de José Sócrates vai prejudicar ação política do PS de António Costa?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper