Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Presidente da África do Sul

Zuma chegou a Maputo para cimeira da SADC

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, chegou hoje de manhã ao local em Maputo onde decorre a cimeira de chefes de Estado e de Governo da SADC, pondo termo a dúvidas sobre a sua presença face aos recentes acontecimentos no seu país.

Na quinta-feira, pelo menos trinta e seis pessoas foram mortas na mina de platina Lonmin de Marikana, no noroeste de África do Sul, quando a polícia abriu fogo contra os mineiros grevistas armados, segundo o último balanço de um sindicato mineiro.

Com o rosto fechado, rodeado de um forte aparato de segurança e sem prestar declarações aos jornalistas, Zuma chegou cerca das 09:05 (08:05 em Lisboa) ao centro de conferências Joaquim Chissano em Maputo, onde hoje e sábado decorre a 32ª cimeira de chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A cimeira vai debater "dossiers" que continuam em aberto na região, como a crise política no Zimbabué, a tensão militar na República Democrática do Congo e o processo de pacificação política em Madagáscar, a que se junta agora o clima de ameaça entre o Malaui e a Tanzânia.

O encontro decorre à porta fechada e a organização não divulgou a lista de presenças mas os jornalistas puderam registar a chegada de alguns líderes regionais.

Além do Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e do seu homólogo sul-africano Jacob Zuma, estão reunidos em Maputo os chefes de Estado da RD Congo, Joseph Kabila, do Malaui, Joyce Banda, do Zimbabué, Robert Mugabe, o Presidente da Zãmbia, Michael Sata, e o rei Mswati III da Suazilândia.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1796Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Morte de jornalista americano pode ajudar o mundo a unir-se contra extremistas do Estado Islâmico?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper