Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


34 mortos em Marikana

África do Sul horrorizada com incidente na mina

por Patrícia Viegas com agências  

Polícia sul-africana durante a intervenção de quinta-feira na mina
Polícia sul-africana durante a intervenção de quinta-feira na mina Fotografia © Reuters

34 pessoas morreram ontem quando a polícia abriu fogo contra os mineiros grevistas da mina de platina de Lonmin em Marikana, noroeste da África do Sul, declarou o chefe da polícia nacional, Riah Phiyega, num primeiro balanço oficial que foi citado por agências como a AFP.

"O número total de mortos é de 34, há 78 feridos. 259 pessoas foram presas, por diferentes motivos, como violência pública, assassínio, tentativa de assassínio, reunião ilegal, posse de armas perigosas (...)", declarou Phyiega, numa altura em que a África do Sul parece estar horrorizada com a brutalidade das imagens que mostram a ação da polícia em Marikana.

"O grupo de grevistas carregou na direção da polícia, disparando e exibindo armas perigosas. Os polícias foram forçados a utilizar o máximo de força para proteger as suas vidas", disse o responsável, em conferência de imprensa.

O sindicato das minas NUM denunciou, por seu lado, 36 mortos. "O número que tínhamos ontem era de 36 mortos", indicara horas antes o secretário-geral do NUM, Frans Baleni, à rádio 702, tendo sido citado pela AFP. O ministro da Polícia sul-africano, Nathi Mtethwa, apresentara já ele próprio esta manhã um balanço de "mais de 30 mortos".

Os confrontos de quinta-feira foram breves mas intensos, refere a AFP, tendo a polícia ripostado a tiros vindos da parte dos grevistas. Imagens mostram os polícias a abrir fogo na direção dos manifestantes e muitos deles a caírem por terra.

"O Ministério considera que, tendo em conta a volatilidade da situação, a polícia fez o seu melhor", indicou ontem o porta-voz do Ministério da Polícia, Zweli Mnisi, precisando que foi pedida a abertura de um inquérito sobre o que se passou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
7257Visualizações
2Impressões
55Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
EntrepostoCRP SemanaCliente - DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

O PS devia dizer já como reestruturar a dívida?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper