Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Bielorússia

Protesto dos ursos de peluche de volta às ruas de Minsk

por Leonor Mateus Ferreira, editada por Patrícia Viegas  

Protesto dos ursos de peluche de volta às ruas de Minsk

O protesto dos ursos de peluche voltou hoje às ruas de Minsk. Defensores da liberdade de expressão e de imprensa e opositores do regime do Presidente Alexander Lukashenko juntaram-se esta manhã, no centro da capital bielorrussa, para apoiar Anton Suryapin, um estudante de jornalismo detido por apoiar o movimento que está a gerar polémica no país e até incidentes diplomáticos.

O protesto de dois suecos que lançaram oito mil "teddy bears" com mensagens de liberdade, a 4 de julho, continua a criar polémica. Desta vez porque Anton Suryapin, um estudante de jornalismo bielorusso, foi detido por ter fotografado e publicado fotografias dos brinquedos na internet.

Duas jornalistas bielorrussas foram também detidas por posarem para fotografias a segurar os ursos. Irina Kozlík, de 27 anos, do jornal 'Komsomolskaya Pravda' e Yulia Doroshkevish, de 31 anos, fotógrafa, foram multadas em 3 milhões de rublos bielorrussos (cerca de 300 euros) cada.

O regime de Alexander Lukashenko puniu também os dois chefes militares que permitiram o lançamento dos ursinhos de peluche de uma avioneta sueca que, segundo ele, violou o espaço aéreo da Bielorrussia. Igor Rachkovsky e Dmitri Pajmelkin foram destituídos dos seus cargos.

A Suécia anunciou, a 8 de agosto, que todos os seus diplomatas foram expulsos da Bielorrússia, cinco dias depois de o seu embaixador ter sido expulso de Minsk. A Bielorrússia encerrou ainda a sua embaixada em Estocolmo, na Suécia.A União Europeu já condenou Minsk por causa dos incidentes relacionados com toda esta polémica.


Patrocínio
 
1446Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper