Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Política

Nasceu em Itália o "partido dos padres"

por Leonor Mateus Ferreira com El Mundo editada por Patrícia Viegas  

'Homens novos por uma sociedade de iguais e participantes' é o novo partido italiano que já é apelidado de "partido dos padres". Isto por ser dirigido por Dom Felice Lupo, que levará o partido a candidatar-se às eleições regionais de 28 de outubro.

O partido é um movimento católico autónomo e independente de antigas formações políticas, cujos símbolos são um lobo e um cordeiro num prado. As listas que apresentarão às eleições serão formadas por "leigos católicos comprometidos com o Evangelho e a doutrina social da Igreja", segundo D. Felice Lupo, pároco de San Eugenio Papa de Palermo, numa carta às paróquias, que foi citada pelo jornal espanhol El Mundo.

O programa político ainda não está definido mas D. Lupo já anunciou algumas medidas como definir um teto para as remunerações dos membros do Parlamento, acabar com os privilégios dos políticos e estabelecer políticas de incentivo à família. A ideia surgiu porque o fundador acredita que a política atual está confusa e vazia e coberta por movimentos contrários ao Evangelho.

A ideia foi recebida friamente entre os partidos italianos. "Eu conheço-o há 30 anos e sempre foi próximo da antiga Democracia Cristã. A sua entrada na política deixa-me perplexo", afirmou Loris San Lorenzo, conselheiro da cidade de Palermo, sobre D. Lupo. Mesmo dentro da igreja se fizeram ouvir vozes discordantes. O sacerdote Francesco Michele Stabile, professor de História da Igreja na Faculdade de Teologia, afirmou que a iniciativa partir do clero não se coaduna com a natureza da política, segundo escreveu o El Mundo.


Patrocínio
 
1716Visualizações
3Impressões
16Comentários
2Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper