Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Inédito em Bissau

Biblioteca nasce com 13 mil livros levados de Portugal

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão  

A primeira biblioteca pública de Bissau vai nascer nas próximas três semanas pela mão de cinco voluntários da organização "Afectos com Letras" que "na bagagem" levam 13 mil livros recolhidos em Portugal, anunciou a instituição.

O projeto nasceu em dezembro quando, durante uma missão na Guiné-Bissau, a associação recebeu o desafio do ministro guineense da Educação: "Convidou-nos a fazer uma biblioteca na cidade de Bissau, porque não há nenhuma biblioteca pública", contou à Lusa a presidente da associação sediada em Pombal.

Joana Benzinho explicou que a organização lançou então uma campanha de recolha de livros - que contou com o apoio da biblioteca municipal de Pombal, da rede de bibliotecas escolares e de câmaras e bibliotecas do país -- e entre 25 de março e 25 de junho foram recolhidos 13 mil livros.

"Foram todos catalogados pelos técnicos da rede de bibliotecas de Pombal" e estão agora a chegar a Bissau, num contentor que leva ainda estantes e 10 computadores oferecidos pela empresa JP Sá Couto, contou a responsável.

Na próxima segunda-feira, cinco voluntários da associação chegam a Bissau e, ao longo das próximas três semanas, contam montar a biblioteca nas instalações cedidas pelo Instituto Politécnico Benhoblô e deixá-la a funcionar até ao fim do mês.

Entre os livros enviados vão "muitos livros infantis, muita literatura portuguesa, romances estrangeiros e enciclopédias", assim como alguns livros em francês, "dado o contexto regional da Guiné-Bissau, rodeada por países francófonos".


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
3748Visualizações
8Impressões
2Comentários
5Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Polícia deve vigiar megaencontros marcados pelo Facebook como o do Vasco da Gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper