Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


EUA

Fazer "Like" no Facebook não é liberdade de expressão?

por Luís Manuel Cabral  

O que parece ser um gesto banal para os utilizadores da rede social custou o emprego a um norte-americano e reacendeu o debate acerca do direito à liberdade de expressão.

Daniel Ray Carter Jr. abriu o seu Facebook e fez o que normalmente fazem milhões de pessoas todos os dias na conhecida rede social: um "like" (gosto) numa das páginas que lhe agradou. O problema é que essa página era a de um rival do seu chefe na corrida ao cargo de xerife de Hampton, na Virgínia.

Segundo o "The Washington Post", esse simples gesto custou a Carter o emprego. Quando o chefe descobriu que apoiava o rival na eleição, despediu-o do cargo de adjunto e colocou-o no centro de um polémico debate nos Estados Unidos acerca da liberdade de expressão no Facebook.

Indignado, Daniel Carter Jr. contratou um advogado e invocou a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América para provar que os seus direitos tinham sido violados, tendo o seu caso chegado aos tribunais norte-americanos. Esta semana, o Facebook e a ACLU (União Americana das Liberdades Civís) apoiaram aquilo que dizem ser "os direitos constitucionais de Carter a expressar a sua opinião".

"Consideramos que é importante que à medida que vão surgindo novas tecnologias a Primeira Emenda vá alargando a sua proteção à liberdade de expressão nos novos meios de comunicação", afirmou Rebecca K. Glenberg, diretora do ACLU de Virgínia. "Assinalar um "like" numa página é semelhante a outras formas de expressão, tais como colocar um "pin" no casaco com o nome do candidato que apoiamos", diz.


Patrocínio
 
2930Visualizações
1 Impressão
7Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Limpeza) (19-21Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a reposição das subvenções vitalícias dos políticos?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper