Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


EUA

Fazer "Like" no Facebook não é liberdade de expressão?

por Luís Manuel Cabral  

O que parece ser um gesto banal para os utilizadores da rede social custou o emprego a um norte-americano e reacendeu o debate acerca do direito à liberdade de expressão.

Daniel Ray Carter Jr. abriu o seu Facebook e fez o que normalmente fazem milhões de pessoas todos os dias na conhecida rede social: um "like" (gosto) numa das páginas que lhe agradou. O problema é que essa página era a de um rival do seu chefe na corrida ao cargo de xerife de Hampton, na Virgínia.

Segundo o "The Washington Post", esse simples gesto custou a Carter o emprego. Quando o chefe descobriu que apoiava o rival na eleição, despediu-o do cargo de adjunto e colocou-o no centro de um polémico debate nos Estados Unidos acerca da liberdade de expressão no Facebook.

Indignado, Daniel Carter Jr. contratou um advogado e invocou a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos da América para provar que os seus direitos tinham sido violados, tendo o seu caso chegado aos tribunais norte-americanos. Esta semana, o Facebook e a ACLU (União Americana das Liberdades Civís) apoiaram aquilo que dizem ser "os direitos constitucionais de Carter a expressar a sua opinião".

"Consideramos que é importante que à medida que vão surgindo novas tecnologias a Primeira Emenda vá alargando a sua proteção à liberdade de expressão nos novos meios de comunicação", afirmou Rebecca K. Glenberg, diretora do ACLU de Virgínia. "Assinalar um "like" numa página é semelhante a outras formas de expressão, tais como colocar um "pin" no casaco com o nome do candidato que apoiamos", diz.


Patrocínio
 
2677Visualizações
1 Impressão
7Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Quem está mais forte para a nova época nacional de futebol?

Benfica
Sporting
FC Porto
Outro
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper