Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Oslo

Noruega assinala aniversário dos ataques de Breivik

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

Breivik, o assassino de Oslo e Utoya, foi julgado e aguarda veredicto. Aqui, em tribunal, a fazer uma saudação extremista
Breivik, o assassino de Oslo e Utoya, foi julgado e aguarda veredicto. Aqui, em tribunal, a fazer uma saudação extremista Fotografia © Reuters

A Noruega assinala, amanhã, o primeiro aniversário dos ataques do extremista de direita Anders Behring Breivik, que causaram 77 mortos, uma ocasião para o país sublinhar a tolerância e os valores democráticos que pretende preservar.

Em 22 de julho de 2011 o extremista de direita fez explodir uma bomba perto da sede do governo, que vitimou 8 pessoas. Pouco depois, disfarçado de polícia, atacou o acampamento de verão da juventude do Partido Trabalhista e abateu a tiro 69 pessoas entre os 14 e os 20 anos.

Para assinalar o massacre estão previstas cerimónias religiosas em diversas cidades do país escandinavo, além da deposição de coroas de flores nos locais dos dois atentados e um concerto nas proximidades da câmara municipal de Oslo. O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg irá participar num serviço religioso na catedral de Olso, acompanhado pela família real, e fará um discurso perante a juventude do partido em Utoeya.

Logo após o atentado o líder trabalhista proferiu um emotivo discurso, no qual assinalou que a resposta da Noruega seria "mais democracia, mais abertura e mais humanidade, mas nunca ingenuidade". Apesar da adoção de algumas medidas, como as propostas de alterações legislativas e o reforço da proteção aos responsáveis políticos e edifícios governamentais, a Noruega não registou uma deriva securitária.

"A Noruega não mudou mas espero que a comissão de 22 de julho inspire algumas alterações, como o reforço da vigilância na Internet e uma vigilância mais apertada sobre a extrema-direita, para prevenir novos ataques", afirmou Trond Henry Blattman, presidente do grupo de apoio às famílias das vítimas à AFP. Anunciada pelo governo para extrair conclusões do massacre, esta comissão de dez membros deve apresentar os resultados a 13 de agosto.

A principal interrogação sobre o desfecho do processo relaciona-se com a responsabilidade penal, com a defesa a exigir a condenação a prisão e o procurador a requerer um internamento psiquiátrico (Breivik é psicótico e sofre de esquizofrenia paranoide). As dúvidas apenas serão dissipadas após o anúncio do veredito, previsto para 24 de agosto.


Patrocínio
 
1085Visualizações
0Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper