Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Hungria

Judeus dizem que idade não iliba nazi dos seus crimes

por Leonor Mateus Ferreira com AFP  

O nazi, Laszlo Csatary, detido hoje e auto declarado inocente, será interrogado e existe a possibilidade de ficar em prisão domiciliária, segundo o procurador de Budapeste, Tibor Ibolya. Entre os judeus já houve reações que consideram que a velhice não o iliba dos crimes contra a Humanidade.

"Este homem é saudável, ele conduz o próprio carro. A passagem do tempo não diminui a sua culpa e a velhice não deve servir de proteção aos perpetradores do Holocausto", afirmou Efraim Zuroff, diretor do Centro Simon Wiesenthal à AFP.

Serge Klarsfeld, presidente da Associação de Filhos e Filhas de Judeus Deportados de França, teme que o criminoso de guerra não seja julgado. "Isto é uma concessão à opinião pública internacional, mas eu estou cétipo. Acho que não vai ser julgado.", afirmou à AFP.

"Aos 97 anos, ele tem toda a liberdade para não dizer ou dizer o que ele quiser. Eu acredito no julgamento dos magistrados que assinaram os documentos. Laszlo Csatary era um polícia, é difícil estabelecer a responsabilidade se ele não assinar uma confissão. Ele podia já ter sido detido há 17 anos", argumentou Klarsfeld.

O primeiro ministro israelita, Benjamin Netanyahu, sem mencionar explicitamente a detenção de Csatary, expressou hoje a sua preocupação com incidentes anti-semitas que têm acontecido na Hungria, numa reunião com o Presidente húngaro Janos Ader.


Patrocínio
 
1487Visualizações
0Impressões
4Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a escolha de Carlos Moedas para comissário europeu?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper