Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Branqueamento de capitais

Conselho da Europa diz que Vaticano pode fazer mais

por Abel Coelho de Morais  

O Banco do Vaticano melhorou "bastante" os mecanismos de controlo ao branqueamento de capitais nos últimos tempos, mas há ainda aspetos a corrigir, considera o Conselho da Europa. O Vaticano está pronto a reforçar esses mecanismos.

O comité de especialistas do Conselho da Europa para o controlo das medidas anti-branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo considera, num documento divulgado hoje, que o Instituto para as Obras de Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano, estabeleceu nos últimos tempos "muitos dos elementos necessários" para o combate contra aquelas duas realidades.

O comité de especialistas (conhecido sob a sigla Moenyval) afirma que "a Santa Sé avançou bastante", mas permanecem "por tratar outras questões importantes para justificar" que um regime desta natureza esteja plenamente operacional.

As conclusões do Moenyval resultaram de uma investigação realizada em novembro e da análise de nova legislação aprovada pelo Vaticano no início do corrente ano.

Em resposta às conclusões do relatório do organismo do Conselho da Europa, o subsecretário do Vaticano para as Relações com os Estados, monsenhor Ettore Balestero, afirmou hoje ao final da manhã que a Santa Sé vai "reforçar o sistema" de combate às práticas financeiras ilícitas.

"Criámos as bases para um sistema de luta contra a reciclagem e o financimento do terrorismo, duradouro e seguro", declarou Balestero. O Vaticano vai aprofundar esses mecanismos para ser verdadeiramente "um parceiro de confiança da comunidade internacional".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1944Visualizações
3Impressões
38Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
TSF Superbrand - DN destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a prova de avaliação aos professores?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper