Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Itália

'Carabinieri' tratam homossexualidade como um desvio

por Maria João Caetano com agências  

Um manual para os "carabinieri", a polícia militar italiana, colocou em pé de igualdade a homossexualidade, a necrofilia e o incesto, designando-os a todos como "comportamentos desviantes". Os responsáveis pediram depois desculpa por este "erro" e o texto do manual já foi corrigido.

De acordo com a France Press, que cita o jornal Corriere della Sera, no manual, de 585 páginas, destinado a um concurso para uma promoção interna, pode ler-se: "Os principais desvios sexuais são a homossexualidade, o exibicionismo, o fetichismo, o sadismo, o incesto, a bestialidade (ou zoofilia)."

O manual, datado de dezembro de 2011 e aprovado pelo comandante Pasquale Santoro, foi colocado no site o Exército. As reacções não se fizeram esperar. A deputada do Partido Democrata Paola Concia considerou os termos usados no manual "vergonhos". "Estou a tentar conter a minha fúria mas asseguro-vos que é difícil", insurgiu-se a única deputada assumidamente homossexual do parlamento italiano. Considerar a homossexualidade como um comportamento desviante "vai contra todas as leis do Estado, da nossa Constituição, da Organização Mundial de Saúde e dos tratados internacionais".

Após a polémica, o Comando Geral do Exército informou em comunicado: "A referência à homossexualidade constitui um erro grosseiro cometido no momento da revisão do texto, que foi escrito a partir de um formulário antigo e obsoleto". Esta passagem foi imediatamente retirada do manual. O comunicado garante ainda que o exército defende a igualdade de direitos de todos os cidadãos e repugna "todas as formas de discriminação e violência".


Patrocínio
 
1779Visualizações
1 Impressão
69Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que as taxas de juro negativas são boa notícia para as famílias portuguesas?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper