Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Itália

'Carabinieri' tratam homossexualidade como um desvio

por Maria João Caetano com agências  

Um manual para os "carabinieri", a polícia militar italiana, colocou em pé de igualdade a homossexualidade, a necrofilia e o incesto, designando-os a todos como "comportamentos desviantes". Os responsáveis pediram depois desculpa por este "erro" e o texto do manual já foi corrigido.

De acordo com a France Press, que cita o jornal Corriere della Sera, no manual, de 585 páginas, destinado a um concurso para uma promoção interna, pode ler-se: "Os principais desvios sexuais são a homossexualidade, o exibicionismo, o fetichismo, o sadismo, o incesto, a bestialidade (ou zoofilia)."

O manual, datado de dezembro de 2011 e aprovado pelo comandante Pasquale Santoro, foi colocado no site o Exército. As reacções não se fizeram esperar. A deputada do Partido Democrata Paola Concia considerou os termos usados no manual "vergonhos". "Estou a tentar conter a minha fúria mas asseguro-vos que é difícil", insurgiu-se a única deputada assumidamente homossexual do parlamento italiano. Considerar a homossexualidade como um comportamento desviante "vai contra todas as leis do Estado, da nossa Constituição, da Organização Mundial de Saúde e dos tratados internacionais".

Após a polémica, o Comando Geral do Exército informou em comunicado: "A referência à homossexualidade constitui um erro grosseiro cometido no momento da revisão do texto, que foi escrito a partir de um formulário antigo e obsoleto". Esta passagem foi imediatamente retirada do manual. O comunicado garante ainda que o exército defende a igualdade de direitos de todos os cidadãos e repugna "todas as formas de discriminação e violência".


Patrocínio
 
1762Visualizações
1 Impressão
69Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper