Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Rússia

Wikipédia russa a negro como protesto contra censura

por Leonor Mateus Ferreira, editada por Helena Tecedeiro  

Wikipédia russa a negro como protesto contra censura

A versão russa da Wikpédia está desligada hoje e por 24 horas como protesto contra a lei que dá ao governo poder para censurar determinados sites.

Quem visitar o site 'ru.wikipedia.org' encontra uma lista negra em cima do logótipo e uma mensagem a explicar o motivo. Utilizadores da internet e ativistas dos direitos humanos argumentam que o alcance da lei é demasiado largo e permite que os funcionário selecionem subjetivamente que sites juntar à lista negra.

Pode ler-se no site em russo: "O Estado da Duma realiza uma segunda audiência da alteração da 'lei da informação' que pode levar à criação de uma censura extra judicial da Internet na Rússia, incluindo o encerramento da Wikipédia em russo. Hoje os protestos da comunidade da Wikipédia contra a censura. uma ameaça ao conhecimento livre, aberto a toda a humanidade. Pedimos que nos apoie na oposição a este projeto de lei".

O Governo russo afirma precisar de maior poder para bloquear sites que mostram pornografia infantil, que promovem o suicídio entre os jovens e divulgam informação sobre drogas.

O ministro das comunicações russo, Nikolai Nikiforov, pronunciou-se no Twitter: "Eu não apoio a ideia de encerrar a Wikipédia. O seu protesto é uma reação importante da comunidade web que diz que a lei [apresentada à Duma] precisa de ser melhorada".


Patrocínio
 
1618Visualizações
1 Impressão
7Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acha essencial haver eleições antecipadas na Câmara de Lisboa?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper