Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Líbia

Líbios votam hoje nas primeiras eleições pós-Kadhafi

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira  

A Líbia realiza hoje as primeiras eleições legislativas desde a queda do regime de Muammar Kadhafi num clima de tensão, marcado pela incapacidade do Governo para impor a sua autoridade em várias zonas do país.

Cerca de 2,8 milhões de eleitores são chamados a eleger os 200 membros do Congresso Geral Nacional, assembleia que vai escolher um novo Governo e nomear uma comissão de peritos para redigir um projeto de Constituição.

A Comissão Eleitoral aprovou 2.501 candidaturas independentes, que concorrem a 120 dos lugares da assembleia, e 1.206 de movimentos políticos, concorrentes aos restantes 80 lugares.

Durante a campanha eleitoral, três movimentos destacaram-se: o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, criado pela Irmandade Muçulmana, o Al-Watan, do ex-comandante militar de Tripoli Abdelhakim Belhaj, e a coligação liberal, liderada por Mahmud Jibril, líder do CNT durante a revolta.

Para garantir a segurança, foi decretado o estado de alerta durante a jornada eleitoral e mobilizados 40.000 agentes das forças de segurança.

As últimas semanas ficaram marcadas por confrontos tribais numa região montanhosa a sul da capital, Tripoli, protestos e apelos ao boicote no extremo sudeste do país, bem como por ataques a missões diplomáticas estrangeiras e sedes do conselho eleitoral na segunda cidade do país e berço da revolta, Benghazi.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1434Visualizações
0Impressões
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Pensa que Jorge Jesus devia entrar na lista para o prémio de Melhor Treinador do Mundo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper