por Lusa
O chefe do Executivo francês durante o mandato presidencial de Nicolas Sarkozy, François Fillon, anunciou hoje a sua candidatura à presidência do partido de direita União por um Movimento Popular (UMP).
De acordo com a agência de notícias española EFE, o anúncio foi feito pela rede social Twitter e reafirmado hoje numa entrevista publicada no periódico "Le Journal du Dimanche", onde Fillon, de 58 anos, abre as hostilidades pelo controlo do partido depois das derrotas eleitorais tanto nas eleições presidenciais como nas legislativas de maio e junho, respetivamente.
"Acredito que é meu dever fazer todos os possíveis por agrupar todas as famílias [políticas] da direita e do centro", sublinhou François Fillon, acrecentando que pretende "reunir todos os republicanos que não querem uma política de declive".
O antigo chefe de Governo e atual deputado por Paris defendeu que a congregação de todas as diferentes correntes políticas do partido é "uma necessidade absoluta".
As prioridades da sua candidatura passam por estabelecer "uma relação de fusão entre França e Alemanha" e "reduzir os gastos, trabalhar mais e melhorar a competitividade" da economia francesa, adiantou Fillon, que disse querer "fazer oposição a uma política inconsecuente" da esquerda e "preparar a reconquista".
De acordo com a EFE, uma parte dessa reconquista passa por recuperar o município de Paris ao socialista Bertrand Delanoë, apesar de Fillon não ter precisado quem será o seu candidato à câmara da capital.
Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.
Utilizador Registado Utilizador Não Registado
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Portas diz que Venezuela é uma prioridade na política externa
Trabalhador que ficou soterrado está livre de perigo
Homem trepa cúpula em protesto contra austeridade
Mário Soares saiu do encontro por motivos de saúde
Abreu Amorim admite ter sido "infeliz"
Leonardo Jardim: "É um sonho concretizado"
Vencedora da Eurovisão acusada de plágio
Temperaturas vão subir gradualmente a partir de hoje
Portugueses trabalham até 4 de junho para pagar impostos
Messi apresenta o filho aos adeptos do Barça
Ministro não vai permitir que greve prejudique alunos
Parque das Nações constitui zona nobre mas também é alvo de críticas
"Conselho de Estado não devia discutir o além"
Milhares recebem campeões em euforia no Dragão
Pinto da Costa: "Pensavam que íamos ser nós os cabeçudos"
Renegociação com 'troika' inevitável após junho 2014
O FC Porto é um justo campeão?
Movimento Híper Saudável
Um estudo de proporções oceânicas no seu jornal
Mas antes, é preciso escolher o Professor do Mês.
Todas as Iniciativas DN