Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Concurso

Israel elege Miss sobrevivente do Holocausto

por DN.pt  

Israel elege Miss sobrevivente do Holocausto

Concurso polémico elege em Israel a mais bela sobrevivente ao regime nazi, durante a Segunda Guerra Mundial.

Hava Heshkovitz tem 79 anos, nasceu na Roménia, e a Segunda Guerra Mundial mudou a sua vida para sempre. Esteve durante três anos num campo de concentração na ex-União Soviética e acaba de ser coroada "Miss Sobrevivente do Holocausto". Esta mulher sorridente, foi eleita entre 14 concorrentes, como a mais bela das sobreviventes ao nazismo, num concurso organizado em Israel, onde se pretende atribuir aquele título.

Um concurso muito polémico

Conforme escreve o "El País" , ainda que a organização de tão particular evento o tenha descrito como uma "celebração da vida", o concurso tem sido duramente criticado em Israel. Segundo informa o diário espanhol, para Colette Avital, porta-voz de um dos grupos mais importantes de sobreviventes do Holocausto, o concurso "é absolutamente macabro", adiantando que "maquilhar e colocar bonitos vestidos a estas sobreviventes não é exatamente o que lhes vai fazer melhorar de vida".

Mas o certo é que o concurso tem muitos defensores. Os organizadores elegeram as 14 mulheres entre centenas de candidatas, destacando as histórias mais surpreendentes e a sua "contribuição para as comunidades locais". De resto, a organização insiste que a aparência física só representa 10% da pontuação final.

Polémicas à parte, as concorrentes parecem orgulhosas por participar na competição e, segundo a imprensa norte-americana, uma destas anciãs, Esther Libber, de 74 anos, afirmou que é "um privilégio demonstrar ao mundo que embora Hitler nos tenha querido exterminar, continuamos vivas e desfrutamos disso". Libber, natural da Polónia, teve de abandonar o seu país e perdeu toda a família durante a Segunda Guerra Mundial.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2341Visualizações
1 Impressão
17Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda que professores sejam avaliados através de uma prova?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper