Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Egito

Mohamed Morsi defende Estado "civil"

por DN.pt  

Milhares e milhares de pessoas reuniram-se na Praça Tahrir, no Cairo, para ouvir o novo Presidente egípcio
Milhares e milhares de pessoas reuniram-se na Praça Tahrir, no Cairo, para ouvir o novo Presidente egípcio Fotografia © Amr Abdallah Dalsh-Reuters

O candidato eleito da Irmandade Muçulmana garantiu "não haver lugar para ninguém nem para nenhuma instituição" acima da vontade popular, referência ao conselho militar que dirige o país desde a queda de Mubarak. Morsi pediu a libertação de Omar Abdel-Rahman, responsável pelo primeiro ataque ao World Trade Center, em 1993.

O novo Presidente egípcio, Mohamed Morsi, da Irmandade Muçulmana, declarou perante uma multidão reunida esta tarde na simbólica Praça Tahrir - onde se iniciou a contestação a Hosni Mubarak - que não fará "distinções entre apoiantes e opositores" e que defenderá sempre "um Estado civil, patriota e constitucional".

Morsi, que é formalmente empossado amanhã, falava na principal praça do Cairo, onde garantiu "não haver lugar para ninguém nem para nenhuma instituição" acima da vontade popular, uma referência ao Conselho Supremo das Forças Armadas, que dirige de facto o país desde a queda de Mubarak em fevereiro de 2011.

Depois de proclamar à multidão que começou a chegar à Praça Tahrir com horas de antecedência que "sois vós a fonte do poder e da legitimidade, que situa acima de tudo e todos", Morsi garantiu que respeitará a Constituição e "proteger os interesses do povo".

Noutro ponto da sua intervenção, o novo Presidente prometeu "tudo" o que estiver ao seu alcance para conseguir a libertação dos presos egípcios nos Estados Unidos, "mesmo o xeque Omar Abdel-Rahman", condenado a prisão perpétua em 1995 por ter organizado o primeiro atentado contra o World Trade Center, que causou seis mortos e centenas de feridos em 1993.

No Egito, Abdel-Rahman é procurado por tentativa de assassínio de Hosni Mubarak.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1801Visualizações
0Impressões
5Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Os seus filhos adolescentes ainda querem fazer férias consigo?

SIM
NÃO
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper