Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


UNESCO

Igreja da Natividade em Belém é Património Mundial

por Lusa  

A Igreja da Natividade, em Belém
A Igreja da Natividade, em Belém Fotografia © Ammar Awad/ Reuters

A UNESCO inscreveu hoje a igreja da Natividade em Belém (Cisjordânia) no Património Mundial, através de um procedimento de urgência durante uma sessão em São Petersburgo, no noroeste da Rússia.

O sítio "Lugar de nascimento de Jesus", integrando também a rota da peregrinação, foi inscrito com 13 votos a favor, seis contra e duas abstenções, durante uma reunião dos 21 membros do Comité do Património.

A Palestina, que em outubro de 2011 se tornou membro de pleno direito da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, tinha feito o pedido de registo na importante lista do Património Mundial.

Numa carta aberta ao Comité as instituições de Belém consideravam que a inscrição era "não apenas um direito, mas uma necessidade".

"Belém, a sua cidade velha e as suas igrejas foram vítimas de ataques militares israelitas deliberados em 1967 (Guerra dos Seis Dias) e de novo em 2001 e 2002. A maior parte do que foi restaurado pela comunidade internacional (...) foi destruído pelas forças da ocupação", afirmavam.

A cidade de Belém é o primeiro local turístico dos Territórios Palestinianos (dois milhões de visitantes em 2011). A basílica da Natividade data do tempo do imperador romano Constantino, no século IV, e foi restaurada no século VI, sendo uma das mais antigas igrejas da cristandade.


Patrocínio
 
2796Visualizações
1 Impressão
7Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o ébola vai chegar a Portugal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper