Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Guiné-Bissau

Comando Militar admite que golpe é inconstitucional

por Lusa  

O porta-voz do Comando Militar que tomou quinta-feira passada o poder na Guiné -Bissau afirmou hoje ser "contra" a realização de golpes de Estado, mas defendeu o concretizado no seu país, alegando o "direito à vida".

Entrevistado pela RTP-África, no programa Repórter África, o tenente-coronel Daba Na Wana, mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDL), indicou que, face ao que alega ser a vontade do Governo deposto e o envolvimento de Angola, não restou outra opção aos militares se não avançar com a sublevação.

"O golpe de Estado é uma solução inconstitucional. Há quem diga, e eu também defendo essa tese, que não há nada que justifique o golpe de Estado. Mas há uma justificação: o direito à vida própria", afirmou Daba Na Wana, que chegou a começar a fazer o doutoramento em Direito.

"Se alguém monta uma cilada, mandando militares estrangeiros para humilhar e para matar, fica-se de braços cruzados a pretexto de quê?", questionou.

"Não há razão que justifique um golpe de Estado, mas pergunto: E há razão que justifique, num país que não está em guerra, que o presidente ou o primeiro-ministro mande vir tropas estrangeiras, sem conhecimento do Conselho de Ministros, sem conhecimento da Assembleia Nacional, mas através de uma carta secreta que é trazida por um ministro dos Negócios Estrangeiros de outro país (Angola), que tem interesses económicos na

O porta-voz do Comando Militar guineense lembrou as razões que estiveram subjacentes ao golpe de Estado, acusando o presidente interino e o primeiro-ministro da


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
3052Visualizações
19Impressões
2Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a entrevista do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ontem à RTP?

Muito boa
Boa
Medíocre

Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper