Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Guiné-Bissau

Comando Militar admite que golpe é inconstitucional

por Lusa  

O porta-voz do Comando Militar que tomou quinta-feira passada o poder na Guiné -Bissau afirmou hoje ser "contra" a realização de golpes de Estado, mas defendeu o concretizado no seu país, alegando o "direito à vida".

Entrevistado pela RTP-África, no programa Repórter África, o tenente-coronel Daba Na Wana, mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (FDL), indicou que, face ao que alega ser a vontade do Governo deposto e o envolvimento de Angola, não restou outra opção aos militares se não avançar com a sublevação.

"O golpe de Estado é uma solução inconstitucional. Há quem diga, e eu também defendo essa tese, que não há nada que justifique o golpe de Estado. Mas há uma justificação: o direito à vida própria", afirmou Daba Na Wana, que chegou a começar a fazer o doutoramento em Direito.

"Se alguém monta uma cilada, mandando militares estrangeiros para humilhar e para matar, fica-se de braços cruzados a pretexto de quê?", questionou.

"Não há razão que justifique um golpe de Estado, mas pergunto: E há razão que justifique, num país que não está em guerra, que o presidente ou o primeiro-ministro mande vir tropas estrangeiras, sem conhecimento do Conselho de Ministros, sem conhecimento da Assembleia Nacional, mas através de uma carta secreta que é trazida por um ministro dos Negócios Estrangeiros de outro país (Angola), que tem interesses económicos na

O porta-voz do Comando Militar guineense lembrou as razões que estiveram subjacentes ao golpe de Estado, acusando o presidente interino e o primeiro-ministro da


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
3084Visualizações
19Impressões
2Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
NOS ConferênciaPrémioInovaçãoNOS - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Demonstração de força do Podemos, em Espanha, significa que pode imitar vitória do Syriza?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper