Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Guiné-Bissau

Pretória "deplora" golpe de Estado

por Lusa  

O governo sul-africano emitiu um comunicado na noite de terça-feira no qual "deplora o golpe de Estado na Guiné-Bissau" e exorta os militares guineenses a permitirem que a população civil conclua o processo eleitoral em curso.

A declaração, emitida na capital, Pretória, pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação, condena vigorosamente a intervenção militar verificada a 12 de abril, "que levou à prisão de vários políticos e deixou o país num estado de incerteza".

"Em particular, a África do Sul está preocupada com a escolha deste caminho por parte do aparelho militar da Guiné-Bissau apesar deste ter sido avisado pela missão conjunta da União Africana (UA)-ECOWAS-Nações Unidas (ONU) de que não deveria tentar qualquer tipo de intervenção no futuro político do país", refere o comunicado.

O executivo do presidente Jacob Zuma recorda que a União Africana adotou uma posição de princípio contra quaisquer mudanças de Governo por meios inconstitucionais e que a África do Sul apoia todos os esforços conjuntos mandatados pela ECOWAS, UA e ONU no sentido de inverter o golpe de Estado.

"O facto de o aparelho militar da Guiné-Bissau estar a tentar impor ao país o domínio dos militares através da imposição de um Governo de transição constitui uma preocupação particular para a África do Sul", salienta o Executivo controlado pelo ANC, que tem fortes laços com o PAIGC, forjados no período da guerra contra o colonialismo e contra o apartheid.

A terminar, o comunicado governamental exorta os militares guineenses a permitirem que a população civil prossiga e conclua o processo eleitoral que visa eleger um novo presidente, sob o controlo do Supremo Tribunal da Guiné Bissau.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
15107Visualizações
8Impressões
2Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Coleção DN 150 anos - DN Destaque
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN (Pintura) (22-24Nov)



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A Justiça está a ser muito demorada na aplicação da medida de coação a José Sócrates?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper