Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Guiné-Bissau

Pretória "deplora" golpe de Estado

por Lusa  

O governo sul-africano emitiu um comunicado na noite de terça-feira no qual "deplora o golpe de Estado na Guiné-Bissau" e exorta os militares guineenses a permitirem que a população civil conclua o processo eleitoral em curso.

A declaração, emitida na capital, Pretória, pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação, condena vigorosamente a intervenção militar verificada a 12 de abril, "que levou à prisão de vários políticos e deixou o país num estado de incerteza".

"Em particular, a África do Sul está preocupada com a escolha deste caminho por parte do aparelho militar da Guiné-Bissau apesar deste ter sido avisado pela missão conjunta da União Africana (UA)-ECOWAS-Nações Unidas (ONU) de que não deveria tentar qualquer tipo de intervenção no futuro político do país", refere o comunicado.

O executivo do presidente Jacob Zuma recorda que a União Africana adotou uma posição de princípio contra quaisquer mudanças de Governo por meios inconstitucionais e que a África do Sul apoia todos os esforços conjuntos mandatados pela ECOWAS, UA e ONU no sentido de inverter o golpe de Estado.

"O facto de o aparelho militar da Guiné-Bissau estar a tentar impor ao país o domínio dos militares através da imposição de um Governo de transição constitui uma preocupação particular para a África do Sul", salienta o Executivo controlado pelo ANC, que tem fortes laços com o PAIGC, forjados no período da guerra contra o colonialismo e contra o apartheid.

A terminar, o comunicado governamental exorta os militares guineenses a permitirem que a população civil prossiga e conclua o processo eleitoral que visa eleger um novo presidente, sob o controlo do Supremo Tribunal da Guiné Bissau.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
15002Visualizações
8Impressões
2Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Amazing Romance in Thailand - DN Destaque (Participação)
25 Abril Concurso de Fotografia
Epaper

PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Considera que a canonização do papa João Paulo II está a ser feita cedo demais?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper