Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Síria

Situação de tortura em hospitais é "comportamento intolerável"

por Lusa  

Fernando Nobre
Fernando Nobre Fotografia © Gerardo Santos/Global Imagens

O presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, classificou hoje como "comportamento intolerável" alegadas torturas praticadas por médicos num hospital sírio, divulgadas por um canal de televisão britânico através de imagens gravadas em segredo.

"É evidente que é de rejeitar absolutamente. É um comportamento intolerável do ponto de vista humano, e como médico, é das situações que tem que levar os médicos a pôr-se à frente dos doentes e se necessário a padecerem por eles", defendeu, em declarações à Lusa, o médico e presidente da organização não-governamental portuguesa.

Um vídeo gravado secretamente por um funcionário de um hospital da cidade síria de Homs, divulgado na segunda-feira pelo canal britânico Channel 4, mostra o que parecem ser pacientes a serem torturados por médicos.

O Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos assegurou hoje que alguns hospitais sírios converteram-se em centros de tortura dos feridos nos protestos contra o regime do Presidente da Síria, Bashar Al-Assad.

"É uma tragédia total o que se está a viver na Síria. Estamos a assistir a uma duplicação dos acontecimentos que se viveram na Líbia", afirmou Fernando Nobre, que comparou a situação da cidade síria de Homs à da cidade líbia de Benghazi, bastiões de oposição aos respetivos regimes ditatoriais e as duas fortemente fustigadas por ataques.

O presidente da AMI lamentou "a destruição de um país", e diz já não acreditar que haja outra solução que não seja o derrube do regime de Bashar Al-Assad, mas sublinha que é de evitar qualquer solução que não parta de "um consenso no quadro das Nações Unidas".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1457Visualizações
13Impressões
2Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper