Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Histórias: 'reciclagem' de um símbolo

A segunda vida das cabines telefónicas

por LOïC VENNIN, AFP  

A segunda vida das cabines telefónicas

Companhia de telefones queria desmantelá-las, mas aldeias deram-lhes novas funções. No Reino Unido, onde antes havia um telefone, há agora livros, obras de arte ou até um bar. Para não verem desaparecer das suas ruas as familiares cabines vermelhas, que começaram a surgir nos anos de 1930, os britânicos optaram por as adoptar. Desde 2008, 1118 cabines ganharam novos 'pais'.

Elas estavam condenadas pelos telemóveis, mas para salvar as suas cabines telefónicas vermelhas, verdadeiros ícones, as aldeias inglesas adoptam-nas e dão-lhes uma segunda vida sob a forma de quiosque de poemas, galeria de arte ou até de biblioteca.

Um pequeno ramo de jacintos, uma pilha de revistas de jardinagem e de cozinha, poemas colados nas paredes... mas não um telefone: "Esta cabine não é mais propriedade da [operadora britânica] BT, o aparelho foi retirado e ela pertence agora às autoridades locais", avisa um cartaz na porta.

Waterperry, uma aldeia de 120 habitantes situada perto de Oxford, é de facto a nova mãe adoptiva da sua cabine telefónica, situada entre uma quinta que vende "adubo orgânico" e a antiga mansão dos aristocratas locais. BT, a ex- British Telecommunications, queria desmantelá-la, mas a aldeia entendeu que não.

"Eu tê-lo-ia feito", diz com determinação Kendall Turner quando lhe perguntamos se estava disposta a acorrentar-se à cabine. "Isso teria abalado a aldeia", explica a venerável 'Lady' que não tem nada de revolucionária.

Diante da "forte emoção" que esperava a comunidade, Tricia Hallam, então conselheira local, adoptou a cabine em 2009 para a transformar num quiosque de poemas. "Não a podíamos deixar partir. Ela faz parte do nosso património, é um ícone britânico."


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2688Visualizações
23Impressões
1 Comentário
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados
Separados
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper