Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Noruega

Ex-bispo admite ter violado menino há duas décadas

 

Vítima não quis  tornar o caso público e terá recebido uma indemnização entre 50 mil e 63 mil euros da Igreja Católica

A Noruega veio agora juntar-se aos outros países que já fazem parte do mapa de abusos sexuais por parte de membros da igreja, depois de vir a público que um ex- -bispo de origem alemã admitiu ter violado um menino do coro há duas décadas na Noruega, quando era um simples padre na diocese de Trondheim.

"Georg Müller admitiu ser culpado da prática de abusos sexuais contra um menor e foi essa a razão do seu afastamento das funções durante o ano passado", declarou o actual bispo de Trondheim e de Oslo, Bernt Eidsvig, confirmando as informações publicadas pelo jornal local Adresseavisen.

O Vaticano admitiu ter sido informado do caso há um ano. "A situação que diz respeito a um caso de abuso sexual de um menor, cometido no início dos anos 90, chegou ao conhecimento das autoridades eclesiásticas em Janeiro de 2009 e, em Maio de 2009, o bispo apresentou a seu demissão, oportunamente aceite pelo Papa, tendo deixado a diocese em Junho. A seguir submeteu-se a terapia e já não tem funções pastorais", declarou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, num comunicado citado pela AFP.

O padre terá sido pressionado a confessar os abusos e o caso não foi tornado público mais cedo porque a vítima não quis. O rapaz, que tem 30 anos, recebeu uma indemnização da Igreja de 400 mil a 500 mil coroas (entre 50 mil e 63 mil euros), diz aquele jornal local norueguês.

Na terça-feira, o decano dos cardeais, Angelo Sodano, criticou o facto de os erros dos padres estarem a ser usados como armas para atacar a Igreja. "Atrás dos ataques contra o Papa, há concepções de família e de vida contrárias ao Evangelho", acusou, em entrevista ao Osservatore Romano.


Patrocínio
 
2209Visualizações
6Impressões
11Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Governo não vai aumentar impostos nos próximos meses?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper