Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Berlim

Alemanha reabilita 'traidores' condenados pelo regime nazi

por LUMENA RAPOSO  

Alemanha reabilita 'traidores' condenados pelo regime nazi

Após décadas de campanha liderada por um desertor da Wehrmacht, o Parlamento prepara-se para ilibar condenados por tribunais militares por dizerem 'não' ao Terceiro Reich.

Ludwig Baumann, de 87 anos, prepara-se para ser, amanhã, testemunha privilegiada da decisão do Parlamento alemão: reabilitar aqueles que, durante a II Guerra Mundial, recusaram fazer parte das forças de Hitler ou que as afrontaram. São os "traidores de guerra" que os nazis condenaram e cujo nome a Alemanha democrática não limpou. A sua reabilitação acontece após os esforços de Baumann, ao longo de décadas.

"Pensávamos que depois da guerra, o que tínhamos feito seria apreciado, mas apenas fomos insultados como cobardes, criminosos e traidores", disse Baumann à imprensa. E adiantou: "E fomos ameaçados".

Este desertor da Wehrmacht, em 1942, quando se encontrava em Bordéus (França ocupada), afirmou ainda que "muitos de nós - os poucos que sobreviveram - tiveram um fim amargo e humilhante. Ninguém estava do nosso lado".

Baumann foi reabilitado em 2002, quando o Parlamento alemão decidiu revogar todas as sentenças pronunciadas pelo Terceiro Reich contra desertores e objectores de consciência. Mas o facto do seu nome ter sido "limpo" não significou que ficasse parado. Faltava-lhe fazer justiça a todos aqueles que o regime do ditador Adolf Hitler classificara como "traidores". Faltava-lhe reabilitar todos. Todos os que, por uma mera decisão da época nazi, não conseguiram encontrar, por exemplo, emprego na Alemanha democrata por terem cadastro.

Esta era a sua aposta quando, em 1990, criou a Federação Alemã das Vítimas da Justiça Nacional-Socialista e iniciou uma campanha que deve terminar amanhã com a aprovação, pelo Parlamento, do projecto-lei que conta com o apoio de todos os partidos e que iliba todos os condenados por "traição".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2303Visualizações
4Impressões
1 Comentário
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Epaper
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Quem ganha o jogo desta tarde:Real Madrid ou FC Barcelona?

Real Madrid
FC Barcelona
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper