Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Vietname

Oficial do massacre de My Lai pede perdão 40 anos depois

por ABEL COELHO DE MORAIS  

Oficial do massacre de My Lai pede perdão 40 anos depois

Tenente que comandava a companhia responsável pela morte de 300 a 500 pessoas falou pela primeira vez sobre os acontecimentos de 1968.

Foi num tom de voz pausado e seguro, embargado pela emoção no final, que o antigo tenente William L. Calley pediu perdão pelo massacre da população da aldeia vietnamita de My Lai, sucedido a 16 de Março de 1968.

"Não se passa um só dia que seja em que eu não sinta remorsos pelo sucedido em My Lai", disse Calley, citado por um diário da cidade de Columbus, na Georgia, onde proferiu o pedido de desculpas quarta-feira, ainda que as suas declarações só tenham sido conhecidas ontem.

Calley, que foi o único oficial condenado pela justiça militar americana no massacre em que terão morrido entre 300 a 500 pessoas (ver caixa), falava numa reunião dos Kiwanis Internacional (organização de apoio e formação de jovens), tendo sido aplaudido longamente de pé por quase todos os 50 convidados, segundo testemunho de alguns presentes.

"Sinto remorsos pelos vietnamitas que foram mortos, pelos seus familiares, pelos soldados americanos envolvidos no caso e pelas famílias destes. Lamento profundamente o sucedido", disse Calley, actualmente com 66 anos.

Ciclicamente requisitado por jornalistas para dar entrevistas sobre o sucedido, Calley recusou sempre - constituindo a intervenção de quarta-feira a primeira vez que o antigo tenente alguma vez se referiu publicamente ao caso, que, na época, provocou uma onda de reacções críticas na América e no mundo.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
3178Visualizações
1 Impressão
2Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
BT Edições Multimédia
Ocasião/Zaask - Destaque 300x100 DN
Epaper



PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que a Justiça ficará mais eficaz com o novo mapa judiciário?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper