Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Ministra das Finanças

Aumento de contribuição para ADSE é medida "adequada"

por Lusa, texto publicado por Isaltina Padrão  

A ministra das Finanças insistiu hoje que o aumento das contribuições para a ADSE é uma medida "adequada", mas a oposição não se deixou convencer pelos argumentos e lamentou que o Governo faça "orelhas moucas" ao veto presidencial.

"Respeitamos o veto do senhor Presidente da República, mas entendemos que a aprovação desta medida continua a ser necessária e adequada", afirmou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, durante a discussão em plenário da proposta de lei do Governo que mantém inalterado o aumento dos descontos dos funcionários públicos, militares e forças de segurança para os respetivos subsistemas de saúde (ADSE, ADM e SAD) de 2,5 para 3,5 por cento e que foi vetada pelo Presidente da República.

Repetindo os argumentos já utilizados, Maria Luís Albuquerque garantiu que a medida visa assegurar a autossustentabilidade dos subsistemas de saúde e que isso deve ser encarado como "objetivo duradouro de médio e longo prazo".

A ministra das Finanças recordou também que a medida já estava prevista no memorando de entendimento assinado com a 'troika' em 2011 e apenas foi antecipada e que as alterações introduzidas permitem alcançar de "forma plena" os objetivos de manutenção dos serviços prestados aos beneficiários e a concretização do compromisso de autossustentabilidade.

"Nem um cêntimo vai ser utilizado para financiamento de outra entidade ou atividade", referiu, antecipando as críticas da oposição e recusando que se trate de mais um "imposto", pois os montantes arrecadados "não terão qualquer outra utilização que não seja para os sistemas" de saúde.

Durante o debate, Maria Luís Albuquerque manifestou ainda "toda a abertura para se sentar com os representantes dos beneficiários para discutir o futuro destes subsistemas", inclusivamente a sua participação na gestão.


Ler Artigo Completo(Pág.1/3) Página seguinte
Patrocínio
 
2333Visualizações
5Impressões
18Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Acredita que o Benfica tem capacidade para seguir em fente na Liga dos Campeões?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper