Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Álvaro Santos Pereira

Ministro garante que privatizações vão ajudar

por Lusa  

Ministro garante que privatizações vão ajudar
Fotografia © Gustavo Bom/Globalimagens

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse hoje que o mercado de capitais nacional "tem que se desenvolver mais com as privatizações", e que, para isso, o Estado deve e "vai dar o exemplo".

Álvaro Santos Pereira anunciou ainda que o Governo está a preparar um pacote de incentivos à dinamização do mercado de capitais nacional que passam por dar benefícios fiscais a investidores e empresas que olhem para a bolsa como fonte de investimento e de financiamento ou pela criação de fundos de investimento em ações e obrigações de Pequenas e Médias Empresas (PME).

"Estamos a trabalhar para reforçar a presença das empresas portuguesas na Euronext e na Alternext", o mercado de capitais direcionado às empresas de menor dimensão, garantiu ainda o ministro, no encerramento de uma conferência organizada pela NYSE Euronext Lisbon.

O "mecanismo agrupado" de ações e obrigações de PME, uma das apostas em que o governante mais insistiu, destinada a investidores nacionais e internacionais, permitirá "diversificar o risco" - na perspetiva dos primeiros -, e "mitigar as necessidades de liquidez" por parte das empresas, explicou o ministro.

Neste domínio, o governante anunciou que está em preparação a criação de mercado para capital de risco especializado no setor das minas, "que não existe a nível europeu", numa área de negócios que o executivo prevê muito dinâmica nos próximos tempos.

"O envolvimento do Estado na criação de uma nova dinâmica do mercado de capitais pode ser feito a dois níveis: primeiro, através da criação de instrumentos financeiros - como fundos de investimento público-privados, que facilitem os IPO [ofertas públicas iniciais de capital, na sigla inglesa] e a liquidez, com gestão privada e independente".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1437Visualizações
2Impressões
13Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

A eliminação do Benfica das competições europeias vai obrigar o clube a vender jogadores em janeiro?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper