Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Álvaro Santos Pereira

Ministro garante que privatizações vão ajudar

por Lusa  

Ministro garante que privatizações vão ajudar
Fotografia © Gustavo Bom/Globalimagens

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse hoje que o mercado de capitais nacional "tem que se desenvolver mais com as privatizações", e que, para isso, o Estado deve e "vai dar o exemplo".

Álvaro Santos Pereira anunciou ainda que o Governo está a preparar um pacote de incentivos à dinamização do mercado de capitais nacional que passam por dar benefícios fiscais a investidores e empresas que olhem para a bolsa como fonte de investimento e de financiamento ou pela criação de fundos de investimento em ações e obrigações de Pequenas e Médias Empresas (PME).

"Estamos a trabalhar para reforçar a presença das empresas portuguesas na Euronext e na Alternext", o mercado de capitais direcionado às empresas de menor dimensão, garantiu ainda o ministro, no encerramento de uma conferência organizada pela NYSE Euronext Lisbon.

O "mecanismo agrupado" de ações e obrigações de PME, uma das apostas em que o governante mais insistiu, destinada a investidores nacionais e internacionais, permitirá "diversificar o risco" - na perspetiva dos primeiros -, e "mitigar as necessidades de liquidez" por parte das empresas, explicou o ministro.

Neste domínio, o governante anunciou que está em preparação a criação de mercado para capital de risco especializado no setor das minas, "que não existe a nível europeu", numa área de negócios que o executivo prevê muito dinâmica nos próximos tempos.

"O envolvimento do Estado na criação de uma nova dinâmica do mercado de capitais pode ser feito a dois níveis: primeiro, através da criação de instrumentos financeiros - como fundos de investimento público-privados, que facilitem os IPO [ofertas públicas iniciais de capital, na sigla inglesa] e a liquidez, com gestão privada e independente".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1494Visualizações
2Impressões
13Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 


PUB

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Acredita que Governo vai conseguir cortar 390 milhões em gastos no Estado até 2019??

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper