Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Não avança valores

CCP admite subida faseada do salário mínimo em 2013

por Lusa, publicado por Ana Meireles  

A Confederação do Comércio e Serviços (CCP) admitiu hoje que poderá haver um aumento "faseado" do salário mínimo nacional (SMN) em 2013, mas escusou-se a avançar com um valor, indo de encontro à reivindicação da CGTP.

"A CCP compreende que neste momento a falta de rendimento dos portugueses é um elemento importante. Naturalmente que nos preocupam as empresas e alguns setores para quem isso [o aumento do salário mínimo] é penalizador, no entanto, temos uma posição aberta para discutir, de uma forma faseada ao longo deste ano, alterações no salário mínimo", afirmou o presidente da CCP, João Vieira Lopes, no final de um encontro com a central sindical.

O encontro, que ocorreu na sede da CCP, em Lisboa, realizou-se a pedido da central sindical, para discutir o aumento do SMN, das portarias de extensão, entre outras matérias.

"Aceitamos que [o aumento] possa ser faseado já este ano", admitiu Vieira Lopes, que acrescentou: "Não vemos razão para que haja um bloqueio completo. Quanto a valores, só discutiremos durante todo o processo de negociação".

Esta posição da confederação patronal agradou ao secretário-geral da CGTP, segundo o qual esta "é uma abertura importante e que reflete uma preocupação de quem percebe que as empresas que trabalham para o mercado interno não têm futuro se o poder de compra dos salários e do SMN, bem como das pensões, não aumentar".

"É fundamental que, a par dos aumentos dos salários e das pensões, que o SMN entre em vigor a partir de 1 de janeiro com o aumento de 1 euro diário, para atingir os 515 euros este ano", declarou Arménio Carlos, congratulando-se com "a abertura por parte das confederações para encontrar um consenso que viabilize o aumento do SMN".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2051Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Empreendedorismo Agrícola - 300x100


PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Considera que a canonização do papa João Paulo II está a ser feita cedo demais?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper