Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Não avança valores

CCP admite subida faseada do salário mínimo em 2013

por Lusa, publicado por Ana Meireles  

A Confederação do Comércio e Serviços (CCP) admitiu hoje que poderá haver um aumento "faseado" do salário mínimo nacional (SMN) em 2013, mas escusou-se a avançar com um valor, indo de encontro à reivindicação da CGTP.

"A CCP compreende que neste momento a falta de rendimento dos portugueses é um elemento importante. Naturalmente que nos preocupam as empresas e alguns setores para quem isso [o aumento do salário mínimo] é penalizador, no entanto, temos uma posição aberta para discutir, de uma forma faseada ao longo deste ano, alterações no salário mínimo", afirmou o presidente da CCP, João Vieira Lopes, no final de um encontro com a central sindical.

O encontro, que ocorreu na sede da CCP, em Lisboa, realizou-se a pedido da central sindical, para discutir o aumento do SMN, das portarias de extensão, entre outras matérias.

"Aceitamos que [o aumento] possa ser faseado já este ano", admitiu Vieira Lopes, que acrescentou: "Não vemos razão para que haja um bloqueio completo. Quanto a valores, só discutiremos durante todo o processo de negociação".

Esta posição da confederação patronal agradou ao secretário-geral da CGTP, segundo o qual esta "é uma abertura importante e que reflete uma preocupação de quem percebe que as empresas que trabalham para o mercado interno não têm futuro se o poder de compra dos salários e do SMN, bem como das pensões, não aumentar".

"É fundamental que, a par dos aumentos dos salários e das pensões, que o SMN entre em vigor a partir de 1 de janeiro com o aumento de 1 euro diário, para atingir os 515 euros este ano", declarou Arménio Carlos, congratulando-se com "a abertura por parte das confederações para encontrar um consenso que viabilize o aumento do SMN".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2229Visualizações
1 Impressão
0Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB

Especiais

Recuar
Avançar
Conferência 3º Aniv DV - DN Destaque 300x100




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Como classifica a atuação da justiça portuguesa nos últimos meses?

Muito boa
Boa
Média

Muito má
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper