Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Consumo

DECO exige retirada do mercado das "ecobolas"

por Texto da Agência Lusa, publicado por Patrícia Viegas  

A DECO contesta a eficácia dos substitutos de detergentes denominados "ecobolas", afirmando que a lavagem de roupa ou loiça só com água tem melhores resultados, e já pediu a retirada do mercado destes produtos com publicidade que considera "enganosa".

A associação de defesa do consumidor DECO, através da sua revista DECO PROTESTE, analisou e testou este tipo de produtos e, segundo um comunicado hoje enviado às redações, concluiu que "as 'ecobolas' para lavagem e secagem são inúteis para o fim a que se destinam".

A DECO defende que as promessas de poupança, a dispensa de engomar e o elogio à eficácia na limpeza presente na publicidade e rótulos destes produtos "seduzem e levam o consumidor a decidir com base em pressupostos errados".

"O consumidor está perante uma prática comercial desleal. As alegações das embalagens carecem de comprovação, podem induzir em erro e são consideradas publicidade enganosa", critica a DECO, que encontrou, inclusive, erros de tradução em alguns rótulos.

A associação de defesa do consumidor exige, perante isto, "a rápida apreensão e retirada destes produtos das lojas", tendo já denunciado aquilo que classifica como "abusos" à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e à Direção-Geral do Consumidor.

A DECO apresentou a ainda uma queixa no Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial, para exigir a "análise e verificação" da publicidade.


Patrocínio
 
5145Visualizações
4Impressões
26Comentários
4Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Edição 150 Anos DN - 300x100




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Concorda com o endividamento do Estado para injetar 6 mil milhões na economia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper