Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Chumbo dos Subsídios

Gaspar promete estudar com cuidado acórdão do TC

por Lusa  

Gaspar promete estudar com cuidado acórdão do TC

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse hoje que vai "estudar naturalmente com cuidado o acórdão do Tribunal Constitucional (TC)", que na quinta-feira chumbou os cortes dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos e pensionistas.

O TC decidiu declarou inconstitucional a suspensão do pagamento de subsídios de férias e Natal a funcionários públicos ou aposentados, determinando, porém, que a decisão só tem efeito em 2013, e não já este ano, para que não seja posta em causa a meta de défice acordado com a "troika" (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional).

"Relativamente ao ajustamento orçamental, Portugal está comprometido com os limites do seu programa de ajustamento. Iremos estudar medidas alternativas de equivalente efeito orçamental para entrarem em vigor com o Orçamento do Estado de 2013", afirmou o ministro aos jornalistas, à chegada ao aeroporto de Lisboa.

Recusando-se a fazer "qualquer espécie de especulação sobre o desenho" das medidas em causa, Vítor Gaspar disse ainda que o Governo pretende "fazer todos os esforços para que essas medidas sejam possíveis num contexto de consenso social e político tão alargado quanto possível".

Para isso, acrescentou, a tutela e o Governo pretendem "envolver os parceiros internacionais nas consultas que levarão à decisão final sobre essa matéria".

Vítor Gaspar chegou hoje à noite a Lisboa depois de ter realizado uma visita de 24 horas a Pequim, onde manteve contactos com o homólogo chinês, Xie Xuren, e o governador do Banco Central da China, Zhou Xiaochuan.


Patrocínio
 
5183Visualizações
1 Impressão
292Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Governo devia fiscalizar empresas que contratam enfermeiros abaixo da tabela?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper