Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Arménio Carlos

CGTP estranha 'timing' da decisão do Tribunal Constitucional

por Lusa, texto editado por Sofia Fonseca  

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, estranha que decisão sobre inconstitucionalidade dos cortes dos subsídios surja após fim do prazo para pagamento do de férias. Mostra-se ainda contra a "generalização" do corte a todos os trabalhadores.

O sindicalista exigiu esta tarde, numa declaração aos jornalistas, a "restituição imediata dos subsídios indevidamente retirados aos trabalhadores e aos pensionistas", considerando o acórdão do TC "contraditório", uma vez que depois de decretar a inconstitucionalidade da medida diz que "a suspensão ou redução se mantém plenamente válida" durante este ano.

Questionado sobre se esta contradição pode colocar em causa a restituição dos subsídios, Arménio Carlos disse que "no mínimo é estranho" que o TC se tenha pronunciado sobre o corte "quinze dias ou três semanas depois" de ter passado o prazo para o pagamento do subsídio de férias dos trabalhadores da administração pública.

Depois de o TC ter declarado a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal a funcionários públicos ou aposentados, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu procurar uma medida "equivalente em termos orçamentais" ao corte que seja "alargada a todos os portugueses".

Arménio Carlos manifestou a sua "veemente oposição a quaisquer medidas futuras que visem a eventual generalização do corte de subsídios de férias e de Natal ou de outras remunerações análogas a todos os trabalhadores".

"O tribunal não pode alargar essa medida [de manter o corte de subsídios válido] até ao final do ano. Se considera que há uma inconstitucionalidade e que não se devia retirar os subsídios, então no mínimo, a partir da data em que tornou pública a inconstitucionalidade, tudo o que tenha a ver com pagamento de subsídios, sejam de férias ou de Natal, têm de ser atribuídos aos trabalhadores", afirmou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2946Visualizações
2Impressões
15Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Em comparação com 2013, este ano está a gastar mais dinheiro em presentes de Natal?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper