Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Arménio Carlos

CGTP estranha 'timing' da decisão do Tribunal Constitucional

por Lusa, texto editado por Sofia Fonseca  

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, estranha que decisão sobre inconstitucionalidade dos cortes dos subsídios surja após fim do prazo para pagamento do de férias. Mostra-se ainda contra a "generalização" do corte a todos os trabalhadores.

O sindicalista exigiu esta tarde, numa declaração aos jornalistas, a "restituição imediata dos subsídios indevidamente retirados aos trabalhadores e aos pensionistas", considerando o acórdão do TC "contraditório", uma vez que depois de decretar a inconstitucionalidade da medida diz que "a suspensão ou redução se mantém plenamente válida" durante este ano.

Questionado sobre se esta contradição pode colocar em causa a restituição dos subsídios, Arménio Carlos disse que "no mínimo é estranho" que o TC se tenha pronunciado sobre o corte "quinze dias ou três semanas depois" de ter passado o prazo para o pagamento do subsídio de férias dos trabalhadores da administração pública.

Depois de o TC ter declarado a inconstitucionalidade da suspensão do pagamento dos subsídios de férias e de Natal a funcionários públicos ou aposentados, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, admitiu procurar uma medida "equivalente em termos orçamentais" ao corte que seja "alargada a todos os portugueses".

Arménio Carlos manifestou a sua "veemente oposição a quaisquer medidas futuras que visem a eventual generalização do corte de subsídios de férias e de Natal ou de outras remunerações análogas a todos os trabalhadores".

"O tribunal não pode alargar essa medida [de manter o corte de subsídios válido] até ao final do ano. Se considera que há uma inconstitucionalidade e que não se devia retirar os subsídios, então no mínimo, a partir da data em que tornou pública a inconstitucionalidade, tudo o que tenha a ver com pagamento de subsídios, sejam de férias ou de Natal, têm de ser atribuídos aos trabalhadores", afirmou.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2825Visualizações
2Impressões
15Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Acredita que Ricardo Salgado vai ter um julgamento justo?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper