Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


União Europeia

Finlândia prefere sair do Euro a 'pagar pelos outros'

por Leonor Mateus Ferreira, editado por Ricardo Simões Ferreira  

A ministra das Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen
A ministra das Finanças da Finlândia, Jutta Urpilainen Fotografia © Reuters

Jutta Urpilainen, ministra das Finanças finlandesa, declarou hoje que a Finlândia prefere preparar-se para abandonar o euro, em vez de pagar as dívidas de outros países da Zona Euro.

"A Finlândia tem o compromisso de ser um membro da zona euro e acreditamos que o euro é benéfico. No entanto, a Finlândia não se agarra ao euro a qualquer preço e nós estamos prontos para todos os cenários, incluindo abandonar a moeda única", afirmou a ministra ao diário financeiro Kauppalehti. "A responsabilidade coletiva das dívidas e o risco de outros países é que não é o que temos de preparar", acrescentou.

Urpilainen reconheceu, ontem, numa entrevista ao jornal finlandês Hensingin Sanomat, que a Finlândia é um dos últimos países da zona Euro que ainda mantém um rating triplo A relativo à dívida pública. "Somos construtivos e queremos resolver a crise, mas não sob quaisquer condições", afirmou.

Helsínquia manifestou a sua relutância em permitir que o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MES) compre títulos de dívida no mercado secundário, como parte do acordo assinado na semana passada em Bruxelas onde foram anunciadas fortes medidas para apoiar os países atualmente em maior risco de queda (Itália e Espanha).

No ano passado, a Finlândia exigiu e obteve, no segundo pacote de ajuda à Grécia, um acordo bilateral com Atenas que garante a reposição do montante avançado pelo país. Ontem a Finlândia anunciou que vai iniciar negociações bilaterais com Espanha para obter o mesmo tipo de garantia em troca da sua participação no resgate dos bancos ibéricos.


Patrocínio
 
6661Visualizações
4Impressões
209Comentários
1Envio
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Empreendedorismo Agrícola - 300x100


PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Considera que a canonização do papa João Paulo II está a ser feita cedo demais?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper