Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Fitch

Portugal estará em recessão em 2013

por Lusa  

O programa de ajustamento da 'troika' está "como previsto", mas Portugal vai mesmo assim sofrer uma forte recessão este ano e em 2013 também, considera a agência de notação financeira Fitch.

Numa análise hoje divulgada sobre Portugal, a Fitch considera que o processo de "reforma e reequilíbrio da economia portuguesa começou bem".

Os analistas da Fich notam que o défice da balança corrente "está a diminuir" e que, "em termos gerais", Portugal está a cumprir o acordado com a 'troika' composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

O documento - intitulado "No bom caminho até agora, mas persistem desafios" - aponta contudo também para os "riscos significativos" que ainda permanecem, nomeadamente o fraco crescimento.

Deste ponto de vista, a Fitch é mais pessimista que o Governo ou que a 'troika': espera uma contração do PIB de 3,7 por cento este ano (o Executivo prevê uma quebra de 3 por cento), e que a recessão continue em 2013 com uma nova redução do PIB em 1,5 por cento (o Governo espera que a economia cresça 0,6 por cento no próximo ano).

No entanto, e numa aparente contradição, as previsões da Fitch para a evolução da taxa de desemprego são muito mais otimistas que as de Governo e 'troika' -- a Fitch augura uma taxa de 13,5 por cento para este ano e 14 por cento no próximo (o Governo prevê atualmente 14,5 e 14,1 por cento, e deverá rever em breve estas projeções).


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
9542Visualizações
18Impressões
67Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Concorda com a aproximação entre Estados Unidos e Cuba?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper