Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Fitch

Portugal estará em recessão em 2013

por Lusa  

O programa de ajustamento da 'troika' está "como previsto", mas Portugal vai mesmo assim sofrer uma forte recessão este ano e em 2013 também, considera a agência de notação financeira Fitch.

Numa análise hoje divulgada sobre Portugal, a Fitch considera que o processo de "reforma e reequilíbrio da economia portuguesa começou bem".

Os analistas da Fich notam que o défice da balança corrente "está a diminuir" e que, "em termos gerais", Portugal está a cumprir o acordado com a 'troika' composta pela Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

O documento - intitulado "No bom caminho até agora, mas persistem desafios" - aponta contudo também para os "riscos significativos" que ainda permanecem, nomeadamente o fraco crescimento.

Deste ponto de vista, a Fitch é mais pessimista que o Governo ou que a 'troika': espera uma contração do PIB de 3,7 por cento este ano (o Executivo prevê uma quebra de 3 por cento), e que a recessão continue em 2013 com uma nova redução do PIB em 1,5 por cento (o Governo espera que a economia cresça 0,6 por cento no próximo ano).

No entanto, e numa aparente contradição, as previsões da Fitch para a evolução da taxa de desemprego são muito mais otimistas que as de Governo e 'troika' -- a Fitch augura uma taxa de 13,5 por cento para este ano e 14 por cento no próximo (o Governo prevê atualmente 14,5 e 14,1 por cento, e deverá rever em breve estas projeções).


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
9443Visualizações
18Impressões
67Comentários
3Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Como é que PSD e CDS devem concorrer às próximas legislativas?

Coligados
Separados
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper