Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Euro/Crise

Portugal: Merkel elogia acordo de concertação social

por lusa  

Portugal: Merkel elogia acordo de concertação social
Fotografia © thomas peter - Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, louvou hoje o acordo alcançado em concertação social entre o governo português, o patronato e a UGT, incluindo-o nos "progressos alcançados na Europa para uma política sustentável", extensíveis à Itália, Espanha e Irlanda.

"Em Portugal, o governo de Coelho conseguiu chegar a acordo com os parceiros sociais sobre amplas medidas para flexibilizar o mercado de trabalho e para uma política ativa de mercado de trabalho", sublinhou a chanceler na abertura da sessão parlamentar para aprovação do novo resgate de 130 mil milhões de euros á Grécia.

"Como o programa de reformas português, apesar da sua dureza, goza de grande apoio político e social, há grandes hipóteses de que as medidas acordadas sejam de facto implementadas", acrescentou a chanceler alemã.

No que se refere à Grécia, Merkel afirmou que a única via responsável é a estabilização do país no seio da zona euro, considerando que as consequências de uma bancarrota da economia helénica e de um regresso ao dracma teria "riscos incalculáveis" para a zona euro, para a União Europeia e para a Alemanha.

"Como chanceler da Alemanha, estou disposta a assumir riscos, mas não a entrar em aventuras", disse Merkel, sublinhando que "a Europa fracassará se o euro fracassar, mas ganhará se o euro ganhar" os desafios que tem pela frente.

A Alemanha será o principal contribuinte da zona euro para o novo resgate à Grécia, suportando cerca de 36 mil milhões de euros (perto de 28 por cento) dos 130 mil milhões euros do empréstimo que Atenas receberá dos parceiros europeus e do FMI, até 2014.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2631Visualizações
16Impressões
9Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Se tem conta, faça Login

Email

Password




PUB
PEPE Jornadas Empreendedorismo Turismo - DN Destaque

Especiais

Recuar
Avançar




PUBLICIDADE

sondagem

Inquérito DN

Tensão do Ocidente com a Rússia pode favorecer a Base das Lajes?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper