Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Euro/Crise

Portugal: Merkel elogia acordo de concertação social

por lusa  

Portugal: Merkel elogia acordo de concertação social
Fotografia © thomas peter - Reuters

A chanceler alemã, Angela Merkel, louvou hoje o acordo alcançado em concertação social entre o governo português, o patronato e a UGT, incluindo-o nos "progressos alcançados na Europa para uma política sustentável", extensíveis à Itália, Espanha e Irlanda.

"Em Portugal, o governo de Coelho conseguiu chegar a acordo com os parceiros sociais sobre amplas medidas para flexibilizar o mercado de trabalho e para uma política ativa de mercado de trabalho", sublinhou a chanceler na abertura da sessão parlamentar para aprovação do novo resgate de 130 mil milhões de euros á Grécia.

"Como o programa de reformas português, apesar da sua dureza, goza de grande apoio político e social, há grandes hipóteses de que as medidas acordadas sejam de facto implementadas", acrescentou a chanceler alemã.

No que se refere à Grécia, Merkel afirmou que a única via responsável é a estabilização do país no seio da zona euro, considerando que as consequências de uma bancarrota da economia helénica e de um regresso ao dracma teria "riscos incalculáveis" para a zona euro, para a União Europeia e para a Alemanha.

"Como chanceler da Alemanha, estou disposta a assumir riscos, mas não a entrar em aventuras", disse Merkel, sublinhando que "a Europa fracassará se o euro fracassar, mas ganhará se o euro ganhar" os desafios que tem pela frente.

A Alemanha será o principal contribuinte da zona euro para o novo resgate à Grécia, suportando cerca de 36 mil milhões de euros (perto de 28 por cento) dos 130 mil milhões euros do empréstimo que Atenas receberá dos parceiros europeus e do FMI, até 2014.


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
2577Visualizações
16Impressões
9Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Email

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado





PUB
Continente UVA D'OURO 2014 DN 300x100

Especiais

Recuar
Avançar
Edição 150 Anos DN - 300x100




PUBLICIDADE
sondagem

Inquérito DN

Polícia deve vigiar megaencontros marcados pelo Facebook como o do Vasco da Gama?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados



DN

Epaper

Epaper