Publicidade
Diário de Notícias Diário de Notícias


Carlos Moedas

Corte da despesa vai permitir baixar impostos

por Lusa  

Corte da despesa vai permitir baixar impostos
Fotografia © Carlos Manuel Martins/Global Imagens

O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, admitiu hoje num artigo de opinião que o Governo terá espaço para baixar os impostos quando conseguir reduzir a despesa corrente primária.

Num artigo de opinião hoje publicado no Wall Street Journal, Moedas explica que este descida da despesa primária "vai contribuir ainda mais para uma mudança dos setores não transacionáveis para os transacionáveis, e vai, assim, acabar por abrir a possibilidade para descidas nos impostos".

O artigo de opinião surge dias depois do mesmo jornal norte-americano ter publicado uma notícia na qual afirma que Portugal dificilmente conseguirá regressar aos mercados no prazo previsto e que, assim, seria obrigado a pedir um novo reforço do empréstimo internacional de 78 mil milhões de euros contratado com a 'troika' do Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e Comissão Europeia.

A possibilidade de os 78 mil milhões não chegarem foi defendida já esta semana também pelo presidente da CIP, mas o primeiro-ministro reafirmou a tese: "Não pediremos nem mais tempo nem mais dinheiro", garantiu Pedro Passos Coelho.

No artigo hoje publicado no Journal, Moedas passa em revista as principais alterações em curso na economia portuguesa, destacando "o marco histórico" que é a assinatura do acordo de concertação social, que vai permitir "reduzir as indemnizações por despedimento e simplificar o próprio processo", para além de "contribuir para a competitividade [da economia portuguesa] e promover condições para a paz social".

O texto, para além de salientar os bons resultados nas exportações, por exemplo, e de vincar as reformas estruturais, a nova lei da concorrência, o acordo de concertação social e o novo regime das insolvências, termina com um nota de otimismo sobre o regresso ao crescimento económico, lembrando que "os primeiros oito meses [do programa de ajustamento] já mostram que Portugal está a aproveitar esta oportunidade".


Ler Artigo Completo(Pág.1/2) Página seguinte
Patrocínio
 
1635Visualizações
12Impressões
21Comentários
0Envios
Ferramentas

Enviar por EmailEnviar por EmailPartilharPartilhar
ImprimirImprimir
Aumentar TextoAumentar TextoDiminuir TextoDiminuir Texto

FERRAMENTAS
 
  • Enviar por EmailEnviar
  • PartilharPartilhar
  • ImprimirImprimir
  • Comentar este ArtigoComentar este Artigo
  • Aumentar TextoAumentar Texto
  • Diminuir TextoDiminuir Texto
 
PARTILHAR NOTíCIA
 
RELACIONADO
 
TAGS
 
Comentar

Caracteres disponíveis: 750

Receber alerta de resposta Aparecer como Anónimo
Lembrar dados pessoais
  • Comentar

Nota: Os comentários deste site são publicados sem edição prévia e são da exclusiva responsabilidade dos seus autores. Consulte a Conduta do Utilizador, prevista nos Termos de Uso e Política de Privacidade. O DN reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram estas regras. Receber alerta de resposta - será enviado um alerta para o seu e-mail sempre que houver uma resposta ao seu comentário. Aparecer como anónimo - os dados (nome e-mail) são ocultados. Os comentários podem demorar alguns segundos para ficarem disponíveis no site.

Se tem conta, faça Login

Nome do utilizador

Password

Legenda

Utilizador RegistadoUtilizador Registado    Utilizador Não RegistadoUtilizador Não Registado




Especiais

Recuar
Avançar
PUBLICIDADE

Provedor do Leitor
Leia aqui o blogue do Provedor do Leitor
Blogue Sessões Contínuas
Epaper


PATROCÍNIO
sondagem

Inquérito DN

As eleições de 17 de junho vão resolver a crise política e económica na Grécia?

Sim
Não
Votar  Ver Resultados




DN

Revistas de Imprensa

Revistas de Imprensa

Portugal

Grande Entrevista

Grande Entrevista

Desporto

Todas as notícias

Todas as notícias